Monthly Archives: Dezembro 2014

A Luz é tema do
PortoCartoon 2015
PRÉMIOS ESPECIAIS DE CARICATURA: HEMINGWAY E CRISTIANO RONALDO

Foi lançado o 17th PortoCartoon World Festival, que terá como tema principal A Luz, tema que a ONU proclamou para o Ano Internacional de 2015. Iluminar este tema com a luz do cartoon pareceu à organização, Museu Nacional da Imprensa, um dos melhores apelos ao estro dos artistas do humor. Trata-se de um tema de soberana importância e que mostra também as muitas desigualdades que existem à escala mundial. A luz do sol e da lua é igual para todos. Mas as outras luzes, as da eletricidade e de tudo o que lhe está associado, são motivo de muita escuridão em diferentes partes do mundo. É esta reflexão que se pretende suscitar através do convite ao foco do humor, apontando-o sobre progressos e distorções, ribalta e bastidores. De permeio, está uma verdade indesmentível: não há luz sem sombra!

RONALDO e HEMINGWAY

Para os Prémios Especiais de Caricatura 2015, estão designadas duas grandes figuras de fama mundial: o jogador português (natural da Madeira) Cristiano Ronaldo, ídolo desportivo, vencedor de várias bolas e botas de ouro; e o escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961), prémio nobel da Literatura, que há um século participava na I Guerra Mundial.

Esta participação, como motorista da Cruz Vermelha e correspondente do jornal Kansas City Star, inspirou-lhe o Adeus às Armas (1929), obra emblemática do seu percurso literário.

A escolha desta figuras para alvo do engenho dos artistas do humor surge na sequência de outras designações feitas desde 2013: Manoel de Oliveira e José Saramago (em 2013); Nelson Mandela e Siza Vieira (em 2014).

As propostas dos cartunistas de todo o mundo deverão ser submetidas até ao dia 13 de fevereiro.

Atenção cibernautas
“PortoCartoon 2014”
em votação até 31
Termina no dia 31 de dezembro a votação on-line para a escolha do Prémio do Público do PortoCartoon 2014, subordinado ao tema “Água Viva/ Terra Viva”, uma iniciativa promovida pelo Museu Nacional da Imprensa.
Trata-se de uma votação a nível mundial, na qual o público é convidado a escolher o melhor cartoon, de 21 concorrentes, independentemente da votação do júri feita em Abril deste ano.
O voto deverá ser feito no Museu Virtual do Cartoon em: http://www.cartoonvirtualmuseum.org/
f_portocartoon_2014_vote.htmO PortoCartoon é o único certame internacional com voto do Público, alargado ao ciberespaço. Esta votação pública foi estabelecida em 2006, tendo havido já oito vencedores de continentes diferentes: Ludo Goderis (Bélgica), Ronaldo (Brasil), Guo Zhong (China), Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia), Santiagu (Portugal), Ronaldo (Brasil), Fernando Camarneiro (Portugal) e Santiagu (Portugal).
Os desenhos candidatos podem ser vistos em pormenor antes da votação online, sendo a respetiva lista constituída pelos premiados e finalistas, escolhidos pelo júri internacional do concurso presidido por Georges Wolinski, – afamado cartunista de Paris-Match, Charlie Hebdo e Journal du Dimanche.
Os desenhos em disputa foram recebidos de países tão diferentes como Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irão, Israel, Luxemburgo, Nicarágua, Polónia, Roménia, Sérvia, Ucrânia, Uzbequistão, entre outros.
Um trabalho do português André Carrilho, vencedor do Prémio Especial de Caricatura sobre Mandela, está também em votação.
Uma votação idêntica decorre na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, no Aeroporto de Pedras Rubras e no Café dos Clérigos (Passeio dos Clérigos), onde os visitantes também podem votar numa urna local, em boletins apropriados.
“Onda Pina”
Encerra no Mercado
do Bom Sucesso


Ampliar

 

Teve lugar no passado domingo, 30 de Novembro, no Mercado do Bom Sucesso (Porto), o encerramento da homenagem a Manuel António Pina que o Museu Nacional da Imprensa dinamizou ao longo deste mês. A homenagem contou com momentos de poesia, fado e música coral, encerrando-se, assim, a “Onda Pina – A poesia em Movimento”.

A 18 de Novembro, dia em que o jornalista e escritor Manuel António Pina faria 71 anos, milhares de pessoas de todo o mundo aderiram à “Onda Pina – A Poesia em Movimento”, depois do desafio lançado pelo MNI a escolas de vários países.

Chegaram ao Museu imagens das mais diversas sessões realizadas em universidades e escolas de países como a China (Pequim e Macau), Indonésia, Estados Unidos (Boston), Canadá, Argentina, Brasil, Inglaterra, Irlanda, Espanha, França, Itália, Angola, São Tomé e Príncipe, entre outros. Em Portugal, foram cerca de meia centena as escolas que de norte a sul do país, incluindo a Madeira, participaram nesta Onda Pina.

No total, o MNI estima que cerca de 10.000 estudantes e professores entraram na ‘Onda Pina’, evocando a obra daquele escritor e jornalista.

Os resultados da iniciativa, que contou com o contributo do “Instituto Camões”, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Museu da Língua Portuguesa (S. Paulo), estão a ser divulgados através do sítío e da página de Facebook do MNI.

Com esta evocação, o MNI dá continuidade a projetos anteriores, como a homenagem prestada em 2012 através de uma grande exposição bio-bibliográfica e da criação do Concurso Escolar Manuel António Pina, além do Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina.

A 10 de Novembro, foram entregues os Prémios do Concurso Escolar Manuel António Pina, em Sabugal, momento em que também foi lançada a edição nacional do mesmo concurso.