Monthly Archives: Abril 2012

Dia dos Media
Liberdade de Imprensa
em exposição no Museu

O Museu Nacional da Imprensa abre no dia 3 de maio uma exposição documental intitulada “Liberdade de Imprensa: de Milton às Cortes de Cádis”, inserindo a iniciativa no ‘Dia dos Média’.

A mostra evoca o discurso fundador da liberdade de impressão – de John Milton – feito no Parlamento inglês, em 1644, e a importante constituição saída das cortes de Cádis, há 200 anos, e que protege a liberdade de imprensa.

Trata-se de uma exposição evocativa das datas mais marcantes para a liberdade entre Milton e Cádis (março de 1812).

Em homenagem a John Milton, autor da “Areopagitica” (além da universal obra “O paraíso perdido”), será impresso, num prelo manual, o frontispício do seu famoso discurso em favor da liberdade de imprensa feito no parlamento inglês.

Entre livros e outros documentos relativos à liberdade de imprensa, estarão patentes fac-similes do jornal El Conciso, de Cádis, a primeira publicação a divulgar as decisões das Cortes. Recorda-se que esta Constituição serviu de matriz inspiradora da inscrição da liberdade de imprensa nos textos constitucionais de vários países europeus.

A mostra ficará patente até 15 de junho.

O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.

Horário: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h às 20h.

PortoCartoon apresenta-se na Bolívia
com humor sobre Direitos Humanos
O PortoCartoon-World Festival esteve patente de 10 a 22 de Abril, no Manzana Uno Espacio de Arte, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com uma exposição sobre “Direitos Humanos no Humor Mundial”.

Trata-se de uma selecção dos melhores trabalhos do concurso de 2008, subordinado ao tema dos ‘direitos humanos’ e ganho por Augusto Cid, com “A Chama Olímpica”.

Além do desenho vencedor, estarão também patentes as menções honrosas, como a caricatura de “Dalai Lama”, feita por Santiagu (António Santos), entre outros de artistas do espaço ibero-americano, num total de 50 obras.

Os desenhos expostos pretendem alertar, com humor e sátira, para a contínua violação dos Direitos Humanos em pleno séc. XXI. São alguns dos melhores trabalhos selecionados pelo Júri Internacional do PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski (França), um dos mais credenciados cartunistas da actualidade.

Através do humor patenteado na mostra, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, pretende reforçar a multiculturalidade que faz parte da própria natureza do festival, como ponte entre culturas, países e regiões. Recorda-se que o troféu do PortoCartoon é precisamente uma ponte desenhada pelo premiado arquitecto Siza Vieira, na altura em que a cidade do Porto foi também designada “capital do cartoon”.

Depois de Santa Cruz, a exposição irá para a cidade de Cochabamba e terminará na capital, La Paz.

Museu da Imprensa
liga Portugal ao Equador
O Museu Nacional da Imprensa e o CIESPAL, estão unidos desde 11 Abril, através de um protocolo assinado em Quito, capital do Equador.
Trata-se de um acordo de cooperação oficializado pelo Director Geral do CIESPAL, Fernando Checa e pelo presidente da Direcção da AMI e director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos. A assinatura coincide com a abertura de uma exposição do PortoCartoon sobre humor ibero-americano.

O protocolo visa a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre Portugal e Equador, através da valorização do humor e da imprensa.

O CIESPAL-Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina é uma instituição emblemática do jornalismo e da Comunicação Social que na sua constituição, em 1959, contou com o apoio da UNESCO.

De acordo com a Cláusula nº 2 do Protocolo, ambas as entidades “promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa, a Comunicação e o Humor, de acordo com um plano previamente estabelecido e aceite por ambas as partes”.

O Protocolo fortalece a linha de internacionalização que aquele museu tem vindo a desenvolver com vários países, como Brasil, México, França, Bélgica.

Cartunista Italiano
vence o XIV PortoCartoon

Alessandro Gatto, de Itália, foi o vencedor do Grande Prémio do XIV PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao tema “Ricos, pobres, indignados”.

O segundo Prémio foi atribuído a Felipe Galindo, mexicano a morar nos EUA, na categoria Tema Livre, e o terceiro em ex-aequo a Turcios, da Colômbia, e a Valery Doroshenko, da Ucrânia.

A qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 12 Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Irão, México, Portugal, Reino Unido, Sérvia, Síria e Ucrânia.

A oportunidade do tema e a elevada qualidade de grande parte dos participantes foi sublinhada pelos membros do Júri, na conferência de imprensa do dia 2 de Abril.

Em apreciação estiveram cerca de duas mil obras, de centenas de artistas, oriundos de todos os continentes. O Irão é o país com mais participantes (66) e trabalhos: 255. Segue-se o Brasil, a China, Portugal e Roménia.

Com esta participação, o Portocartoon cimenta o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de humor e reforça a pertinência da classificação do Porto com o ‘capital do cartoon’, atribuida em 2008.

O Júri internacional do XIV PortoCartoon foi presidido por Georges Wolinski (França) e integrou ainda: Peter Nieuwendijk, Presidente-geral da Feco (Holanda); Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha); Luís Mendonça, Representante da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, diretor do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

Os vencedores do XIV PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, a 23 de junho, aquando das Festas do S. João.

Várias centenas de milhares de visitantes já viram as treze edições do PortoCartoon realizadas nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, e nas diferentes cidades por onde passaram as exposições: Argentina, Bolívia, Brasil, França, Espanha e México.

Grande Prémio – Alessandro Gatto – Itália
“La Scala” – Tema Principal


2º Prémio – Felipe Galindo/ Feggo – E.U.A.
“ Global warming” – Tema Livre


3º Prémio – Ex-aequo – Omar Figueroa Turcios – Colômbia
S/Título – Tema Principal


3º Prémio – Ex-aequo – Valery Doroshenko – Ucrânia
S/ Título – Tema Principal