Monthly Archives: Outubro 2015

A LUZ do Humor Mundial
de Alenquer à Nazaré
Mais de duas centenas de cartoons vão espalhar o humor pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, de Alenquer à Nazaré, a partir de 22 de Outubro.

Trata-se de uma exposição polinucleada do PortoCartoon 2015, cujo tema foi A Luz, em sintonia com escolha temática da ONU para o ano em curso. Esta exposição envolve nove núcleos que serão inaugurados simultaneamente em nove municípios da CIM Oeste: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Óbidos.

Com núcleos autónomos mas interligados, esta exposição – inédita na sua filosofia descentralizadora na região – será espalhada pelos diferentes concelhos, tendo como epicentro um conjunto mais alargado em Óbidos, inserido no FOLIO – Vila Literária. Para visitar integralmente a exposição, denominada PortoCartoon – A LUZ do Humor Mundial, será necessário percorrer todo o circuito humorístico.

Em exibição estarão os trabalhos de dezenas de cartunistas de todo o mundo, que abrilhantaram e fizeram, mais uma vez, do festival de humor promovido pelo Museu Nacional da Imprensa um dos mais importantes certames de humor gráfico do mundo. Além dos trabalhos premiados, os visitantes poderão apreciar o humor de países como Brasil, Argentina, Espanha, França, Rússia, Polónia, Indonésia, Itália, Bélgica, Croácia, Roménia, Irão, Sérvia, Turquia, entre muitos outros.

A exposição irá ficar patente, nos diferentes locais, até ao final de novembro.

Na Galeria do Pelourinho, em Óbidos, está ainda uma representação institucional do MNI, através de uma exposição de alguns dos seus objetos emblemáticos, como instrumentos tipográficos, um prelo de provas – para impressão manual pelos visitantes – uma miniatura de máquinas tipográficas e o troféu do PortoCartoon World Festival, da autoria de Siza Vieira.

PortoCartoon ilumina
Óbidos – Vila Literária

Dezenas de desenhos do PortoCartoon, com o tema A Luz, vão estar em exposição no 1.º Folio (Festival de Literatura Internacional de Óbidos), cujo tema central se encontra também em sintonia com a designação temática da ONU para 2015. Com abertura marcada para 15 de outubro, esta mostra resulta da parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Óbidos.

Em exibição estarão trabalhos premiados e selecionados do PortoCartoon 2015, festival de humor internacional promovido pelo MNI. São desenhos de cartunistas de todo o mundo, que fizeram, mais uma vez, do PortoCartoon, um dos maiores certames mundiais de humor gráfico.

Além do núcleo de Óbidos, dezenas de cartoons integram a exposição polinucleada que levará o humor à Comunidade Intermunicipal do Oeste. A Luz será espalhada por diferentes concelhos da OesteCIM, com núcleos autónomos mas interligados, tendo como epicentro a mostra patente no FOLIO. Será necessária a visita a todas as mostras, para que o visitante possa abranger a diversidade do humor que constitui a globalidade da Exposição PortoCartoon – A LUZ do Humor Mundial.

Para além de A Luz, haverá ainda uma representação institucional do MNI, na Galeria do Pelourinho daquela Vila Literária. Em exibição estarão alguns objetos emblemáticos do MNI, como espólio tipográfico, um prelo de provas, miniaturas de máquinas tipográficas, o troféu do PortoCartoon – World Festival da autoria de Siza Vieira e um cartaz de autoria de Georges Wolinski.

Exposição documental no Museu da Imprensa
BOCAGE: um rebelde na imprensa

Dezenas de peças ligadas à vida e obra de Bocage vão estar em exposição no Museu Nacional da Imprensa, a partir de 24 de outubro até 29 de fevereiro do próximo ano.

Esta é mais uma atividade do programa que o MNI preparou para a comemoração dos 250 anos de Bocage, cuja obra está claramente vinculada à imprensa.

O primeiro livro de Barbosa du Bocage (1765-1805) foi editado em Lisboa, em 1791. Passou pela comissão de Censura e foi impresso na oficina de Simão Tadeu Ferreira.

Este e outros livros, igualmente raros, farão parte desta grande exposição documental, além de jornais e outras publicações.

O Museu Nacional da Imprensa associa-se às comemorações bocageanas com esta mostra sobre a presença de Bocage nas artes da imprensa.

A mostra privilegia a dimensão de rebeldia do poeta que foi muito incomodado pela polícia e pela Inquisição.

Durante a exposição, os visitantes poderão imprimir poemas e capas de obras de Bocage, nos prelos-relíquia do museu. Outras iniciativas serão lançadas ao longo do ano de celebração do nascimento do poeta.

Espólio gráfico do Museu da Imprensa
Na Casa das Artes de Famalicão

Dezenas de peças pertencentes ao espólio do Museu Nacional da Imprensa vão estar em exibição na Casa das Artes de Famalicão. O MNI marca assim a sua presença no I Encontro da Imprensa Regional do Norte que terá lugar no dia 17 de outubro em Famalicão.

A mostra exibirá diversos materiais tipográficos, como componedores, caixas de tipos, pinças, vinhetas, tipómetros, manuais de tipografia, entre outros. A participação do MNI incluirá ainda a presença de um prelo de provas, pronto a ser utilizado pelos visitantes.

O I Encontro da Imprensa Regional do Norte, organizado pela Câmara de Famalicão em conjunto com a Associação Portuguesa de Imprensa e os Diretores dos jornais de Vila Nova de Famalicão, visa promover a reflexão e o debate em torno da sobrevivência e qualificação dos meios de comunicação social locais e regionais.

A exposição estará patente na entrada da Casa das Artes apenas por um dia.

PortoCartoon no Douro
Vinho do Porto com Humor
em S. João da Pesqueira

A exposição Vinho do Porto no Humor Mundial irá inaugurar-se a 8 de outubro no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. A mostra resulta de uma parceira entre o Museu Nacional da Imprensa e aquele museu inaugurado em 2014 no coração do Douro vinhateiro.

Inserida na linha de descentralização do projeto do MNI, esta será a primeira exposição internacional, e de humor em particular, a ser acolhida pelo museu duriense.

Os trabalhos expostos resultam do desafio lançado pelo PortoCartoon-World Festival (organizado pelo MNI) para assinalar os 250 anos da criação da Região Demarcada do Douro. Dezenas de cartunistas responderam ao convite para o Prémio Especial Vinho do Porto que, depois da selecção do Júri internacional presidido, na altura, por Georges Wolinski, deu origem a esta memorável exposição.

Destacam-se os trabalhos premiados de Yuri Ochakovsky (Israel), Pedro Méndez Suárez (Cuba), Heino Partenen (Finlândia) e Sait Munzur (Turquia).

A inauguração está marcada para as 18H e a mostra ficará patente até 31 de dezembro.