Monthly Archives: Janeiro 2008

Concurso Nacional Textos de Amor
Oferece Fim-de-semana na Madeira


  
Ana Rita da Silva Freitas Rocha, de Algueirão, foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Textos de Amor do Museu Nacional da Imprensa. A sua prosa “Si j’étais restée” arrecadou um fim-de-semana na Madeira para duas pessoas, no romântico Pestana Village.
A aula de descer abismos” de Susana Cristina Marques Santos, de Matarraque, recebeu o segundo prémio tendo o terceiro sido atribuído ao poema “Hoje” de Susana Isabel Pacheco Martins, de Faro. Os segundo e terceiro classificados ganham, respectivamente, uma estadia na Casa da Calçada em Amarante e um cruzeiro da DouroAzul percurso Porto/Pinhão no Rio Douro.
A grande qualidade dos textos em prosa e poesia, levou o júri do concurso a atribuir ainda onze Menções Honrosas:
 
Filipe Alexandre Madaleno Luís (Lisboa) com “Fã de ti”; Hugo Filipe de Oliveira Lopes (Queijas/Oeiras) com “Entrelaças” e “Dançamos”; Jorge Augusto dos Santos Pópulos (Rio Tinto/Gondomar) com “Ao Vento”; Luís Fernando Dias de Oliveira (Calvão/Aveiro) com “À mesa contigo Amor”; Márcia Cristina da Silva Leite Gonçalves (Vale de Cambra/Aveiro) com “Vou fazer-te uma confidência”; Maria João Magalhães Neves (Lisboa) com “Dois” e Sofia Margarida Mesquita Tiago Sobral Ramos (Coimbra) com “Chove”.

Os prémios e respectivos diplomas foram entregues numa sessão pública que contou com as presenças da Directora Regional da Cultura do Norte, em representação da Ministra da Cultura, e do Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto.
 
Promovido anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, o concurso, é dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país e premeia os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa.
O Museu da cidade do Porto, pretende com esta iniciativa, começada em 2001, motivar a escrita de textos de carácter amoroso e divulgar alguns dos nossos melhores escritores líricos.
O júri do concurso é constituído pelo jornalista e escritor Manuel António Pina, por Pires Laranjeira, professor de Literatura na Universidade de Coimbra e pelo director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
A edição 2007 foi a mais participada de sempre, tendo o Museu recebido mais de 600 textos de amor.
  
O Concurso Nacional de Textos de Amor contou com os patrocínios de: SATA Internacional, Hotéis Pestana Madeira, Casa da Calçada – Hotel de Charme
e Cruzeiros DouroAzul; e com os apoios do Jornal de Notícias  e O Primeiro de Janeiro
 

Textos Premiados

10º Concurso Escolar
Museu da Imprensa premeia Telas sobre Direitos Humanos

 
Quatro telas com frases da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pintadas pelos alunos do 7ºC da Escola EB 2/3 Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, de Alvaiázere, Leiria, venceram o 10º Concurso Escolar Museu Nacional da Imprensa.
O trabalho intitula-se “Todos…para todos” em sintonia com o tema “Os Direitos Humanos” escolhido para o ano lectivo 2006/2007.
A turma 4ºB do Externato Casa Mãe, de Baltar, Paredes, venceu o 1º Prémio do 1º Escalão (1º Ciclo do Ensino Básico) com a aplicação multimédia “Declaração Universal dos Direitos do Homem”.
O 1º Prémio do 3º Escalão (Ensino Secundário) foi ganho pela turma 11ºQ1 da Escola Profissional da Praia da Vitória (Açores) com o spot audiovisual de sensibilização “Não ao racismo”.
Foram ainda atribuídas menções honrosas aos trabalhos feitos por alunos das escolas: EB 2/3 da Lousã; EB 2/3 Martim de Freitas, Coimbra; Escola EB 2/3 Dr. Correia Mateus, Leiria; Centro de Formação Prof. das Indústrias da Madeira e do Mobiliário, Lordelo, Paredes e Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Vila Nova de Gaia.

Os prémios foram entregue pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, durante uma sessão solene que contou com a presença dos alunos vencedores. O director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, desafiou o grupo escolar do Centro Formação de Lordelo, autor da peça de teatro “Rostos de indiferença” premiada com uma menção honrosa, a representá-la na sede do museu, em 2008.

As escolas e alunos contemplados receberam diversos livros e CD-Roms oferecidos pelas editoras: Afrontamento, ASA, Editorial Presença, Global Notícias, Porto Editora e Texto Editores.
Á edição deste ano do Concurso Escolar concorreram 114 trabalhos, contando com a participação de centenas de estudantes de escolas dos ensinos básico e secundário de todo o país.
Realizado anualmente, deste 1997, data de abertura do Museu Nacional da Imprensa, o concurso escolar já contou com a participação de milhares de estudantes, nas suas edições anteriores, consolidando o relacionamento do Museu Nacional da Imprensa com as Escolas.
  


    
    

   

Escolas Premiadas