|
A presença de Manuel de Oliveira na imprensa nacional e estrangeira vai ser assinalada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), numa exposição a inaugurar na próxima 4ª feira, 11, às 15,30, precisamente no dia do 105º aniversário do cineasta. O vereador de Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva, e Regina Guimarães estarão presentes.
A exposição, denominada “Manoel de Oliveira, 105 revistas”, está enquadrada por dezenas de jornais que falam do cineasta há cerca de 80 anos. Além de muitas revistas portuguesas (Seara Nova, Movimento, Cinema Novo, Grande Ilusão, entre outras), a mostra apresenta várias publicações francesas, como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’Avant Scène Cinéma, Supl. Cinéma do Libération e L’Acchiappa Film. Todas as publicações abordam a atividade do cineasta natural do Porto. Em várias revistas portuguesas estão patentes textos de José Régio, Adolfo Casais Monteiro, Jorge Sena e José Gomes Ferreira sobre Manoel de Oliveira e os seus filmes.
Trata-se de uma exposição inédita que reúne, pela primeira vez, um acervo jornalístico tão alargado sobre o cineasta. A mostra, coordenada pelo diretor do MNI (Luís Humberto Marcos), assinala críticas, entrevistas e reportagens publicadas ao longo de várias décadas.Na inauguração desta exposição será apresentado um sítio para a internet sobre a vida e obra do cineasta mais velho do mundo ainda em atividade. Manoel de Oliveira está, neste momento, apenas à espera de meios financeiros para filmar “O Velho do Restelo”. O sítio, ainda em versão experimental, é desenvolvido com a colaboração do Instituto Multimédia.
No mesmo dia 11, ficará também patente no aeroporto do Porto, a exposição “Manoel de Oliveira no humor mundial”, baseada no Prémio Especial de Caricatura dedicado ao cineasta, no âmbito do PortoCartoon 2013.
O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.
Horário: todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h às 20h. |