Monthly Archives: Maio 2011

Diálogo intercultural: humor europeu
no Instituto Politécnico de Setúbal
A partir do dia 3 de Maio, os Claustros do Instituto Politécnico de Setúbal vão apresentar a exposição europeia de cartoon “Diálogo Intercultural”, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa.

A mostra é composta por cerca de 50 desenhos, os melhores do concurso organizado no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e dirigido exclusivamente a cartunistas europeus. Os desenhos que integram a exposição foram enviados por artistas de 23 países europeus, tão diversos como Alemanha, Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Finlândia, Itália, Inglaterra, Holanda, Polónia e Rússia, entre muitos outros.

Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema “desigualdades, discriminações e preconceitos” e enquadra-se na linha de trabalhos que o Museu da Imprensa tem vindo a desenvolver no âmbito do humor gráfico, cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival. Esta iniciativa é considerada pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo.

O catálogo relativo ao “Diálogo Intercultural” está disponível através da loja virtual patente no sítio oficial no Museu (www.museudaimprensa.pt). Reúne os 134 trabalhos premiados e seleccionados pelo Júri, presidido por Marlene Pohle (ex-presidente da FECO) e contem um prefácio de Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

A exposição é promovida pela Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal e vai estar patente ao público até 31 de Maio, de 2ª a 6ª feira, das 14h às 17.30h, com entrada livre.

Feira do Livro de Bragarecebe “Eça em Caricatura”
Vários desenhos de Bordallo Pinheiro sobre Eça de Queirós fazem parte de uma exposição inaugurada no dia 30 de Abril, na Feira do Livro de Braga.

Trata-se da reposição parcial, da Exposição “Eça em Caricatura”, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa e que reúne fragmentos do muito humor que se produziu, em jornais, revistas e capas de livros, sobre o autor de “O Crime do padre Amaro” e as suas personagens literárias.

Comissariada pelo Director do Museu, a mostra apresenta algumas dezenas de traços queirosianos de autores emblemáticos, como Valença, Stuart, Sebastião Sanhudo, Mendez (Brasil), João Abel Manta e Vasco, além de Rafael Bordallo Pinheiro.

A exposição está integrada na programação da Feira do Livro de Braga, instalada no Parque de Exposições, até 8 de Maio.