Monthly Archives: Janeiro 2020

PortoCartoon leva
Chaplin ao ‘Alameda’
Expo_CharlieChaplin_Alameda_fev2020_CartazA3

Quarenta caricaturas sobre o imortal cineasta Charlie Chaplin vão estar em exposição no Alameda Shop  & Spot (Porto), a partir do dia 1 de fevereiro.

A exposição está integrada no PortoCartoon World Festival (do Museu Nacional da Imprensa) e reúne trabalhos de caricaturistas de quarenta países, como Alemanha, Bolívia, Bósnia, Brasil, Canadá, China, Cuba, Egipto, Guatemala, Índia, Irão, Israel, Montenegro, Portugal, Roménia, Sérvia, e Uzbequistão, entre outros. Trata-se de parte do  resultado da seleção feita por um júri internacional a partir de centenas de trabalhos a concurso.

Comediante imortal da história do cinema – que chegou a ser proibido de retornar aos EUA, depois de uma viagem à Europa – Chaplin continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo.

Esta mostra é acompanhada de alguns livros sobre Charlot, designadamente com fotografias dele com Einstein, Gandhi e Bernard Shaw, e está inserida num projeto singular que mantem uma galeria de cartoon, aberta permanentemente, num centro comercial. Neste âmbito, já foram apresentadas exposições do PortoCartoon sobre Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Amália Rodrigues, Woody Allen, Siza Vieira e Direitos Humanos.

A exposição é comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e estará aberta ao público até 29 de fevereiro, na Galeria Art Spot (piso 2 do Alameda).

PortoCartoon no Aeroporto (do Porto)
Caricaturas de Amália
assinalam centenário
AmaliaRodrigues_Aeroporto2020_CartazA4

Mais de três dezenas de caricaturas sobre Amália Rodrigues vão estar patentes Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a partir do dia 25 de janeiro, assinalando o centenário da diva do fado.

 

 Trata-se da primeira exposição do PortoCartoon montada este ano no aeroporto, e constitui uma forma de homenagear a fadista que muito contribuiu para a escolha do fado como Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011). Neste ano de 2020, celebra-se o centenário de nascimento de Amália Rodrigues e o Museu Nacional da Imprensa, através do PortoCartoon e em colaboração com a ANA-Aeroportos de Portugal, decidiu destacar a efeméride com o humor mundial.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, iniciativa que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Fernão de Magalhães, entre outras.

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países, como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia. Por decisão do Júri internacional, o primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e releva, em boa parte das obras, o aparelho vocal e outras características da fadista.

Até final de março.

No Navio-Escola Sagres
PortoCartoon faz
“Rota Magalhânica”
XXIPC_PEC_FMagalhaes_1oPremio_Portugal_PRFerreira

XXIPC_PEC_FMagalhaes_2oPremio_Irao_RGhorbanian

Cerca de 20 caricaturas de Fernão de Magalhães vão acompanhar toda a viagem de circum-navegação do Navio-Escola Sagres, que sai de Lisboa, no domingo, dia 5, com regresso marcado para 10 de janeiro de 2021.

As caricaturas fazem parte do Prémio Especial de Caricatura Fernão de Magalhães, lançado pelo PortoCartoon-World Festival 2019, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa. Apesar de ser restrito o espaço do navio, criaram-se as condições necessárias para dar a Magalhães uma segunda viagem, através do humor internacional.

Nas diferentes paragens desta simbólica viagem, os visitantes do ‘Sagres’ poderão apreciar as diferentes conceções e estilos com que uma vintena de artistas avalia a viagem do navegador português feita há 500 anos. A exposição patente no navio corresponde a uma seleção das dezenas de desenhos enviados por artistas de todos os continentes, designadamente do Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Egipto, Espanha, Indonésia, Emiratos Árabes Unidos, Irão, Itália, Perú, Polónia, Portugal, Quénia e Rússia.

A mostra original é composta por quase uma centena de trabalhos e a sua itinerância começou em Vila Nova de Gaia, onde esteve patente, de junho a setembro, em articulação com aquela autarquia. Neste momento, outra exposição de caricaturas de Magalhães está patente na Galeria da Presidência do Conselho de Ministros.  Estas exposições têm a curadoria do Diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e receberam a chancela da Estrutura da Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação.

Criado em 2013 para homenagear grandes figuras nacionais e internacionais, o Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon já contemplou nomes de relevo como Mandela, Chaplin, Picasso, Woody Allen, Bob Dylan, Einstein, Saramago, Manoel de Oliveira, Guterres, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Amália Rodrigues, entre outros.

PortoCartoon no Alameda
sobre DIREITOS HUMANOS
Expo_DH_Alameda_CartazA4 Trinta cartoons, de artistas de vinte e três países, sobre os Direitos Humanos vão estar em exposição no Alameda Shop  & Spot, a partir do dia 2 de janeiro.

A mostra constitui uma oportunidade para celebrar os 70+1 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

O tema tem sido abordado em diferentes ocasiões, designadamente em exposições nacionais e internacionais. Em 2018, com a “Rota do Humor pelos Direitos Humanos”, várias mostras estiveram patentes em diversos países, como Brasil, Espanha, Bolívia, Bélgica e México.

Esta exposição constitui uma forma de sublinhar a importância do cartoon como linguagem que contribui para a reflexão sobre grandes causas da humanidade e está inserida num protocolo celebrado entre o Museu Nacional da Imprensa e o Alameda.

No âmbito desta colaboração, já foram apresentadas exposições do PortoCartoon sobre Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Amália Rodrigues, Woody Allen e Siza Vieira.

A exposição é comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e estará aberta ao público até 31 de janeiro, na Galeria Art Spot (piso 2 do Alameda).