Monthly Archives: Fevereiro 2011

Museu da Imprensa e INTERCOM
lançam concurso luso-brasileiro de humor
O Museu Nacional da Imprensa (MNI) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação-INTERCOM acabam de lançar o Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário.

Trata-se de um certame sem tema definido e que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de idioma português, através da linguagem universal do humor, privilegiando o uso das tecnologias multimédia, designadamente a Internet.

Os concorrentes podem apresentar trabalhos até 30 de Maio, em diferentes

categorias do humor gráfico: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum.

De acordo com o regulamento, o Concurso Luso-Brasiliero de Cartum Universitário destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação inscritos em qualquer instituição de Ensino Superior do Brasil, de Portugal ou dos demais países de idioma português. Os desenhos devem ser obrigatoriamente enviados em suporte digital, para os seguintes endereços eletrónicos: www.museudaimprensa.pt
www.intercom.org.br

Museu da Imprensa e autores
apresentam Textos de Amor

Vários dos 58 autores do livro Textos de Amor, editado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e QuidNovi, estiveram presentes na sessão de lançamento do dia 12 de Fevereiro, na Livraria Latina, Porto.

A edição corresponde a dez anos do concurso de textos de amor, organizado anualmente pelo MNI, desde 2001, dela constando 78 trabalhos em prosa e poesia, de quase 60 autores. Uma trintena destes esteve presente na sessão, para autografar a obra. Dentre eles, podemos referir os vencedores do primeiro concurso, Miguel Carvalho (grande repórter da revista Visão) e do último (o 10º), Manuel S. Alves (designer e estudante universitário), além de Vítor Oliveira Jorge, arqueólogo e professor na Faculdade de Letras do Porto, vencedor da edição de 2008.


Aeroporto do Porto apresenta HumorCartoons
contra Desigualdades

O Museu Nacional da Imprensa apresenta até 15 de Junho, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a exposição de humor europeu “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos“.

Na mostra estão caricaturados diversos tipos de discriminações, preconceitos e estereótipos que todos os dias afectam milhares de pessoas, pela não-aceitação da diversidade e pela violação dos seus direitos.

Esta exposição apresenta os premiados, as menções honrosas e os melhores trabalhos do Concurso Europeu de Cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos“, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.

Estão representados desenhos de artistas de países tão diversos como Alemanha, Azerbeijão, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Inglaterra, Moldávia, Polónia, Portugal, Turquia ou Ucrânia, entre outros.

Dos trabalhos expostos, merecem natural destaque os premiados e, pela sua originalidade, a menção honrosa atribuída a Agostinho Santos. O conhecido jornalista e pintor concebeu um envelope que quando fechado é uma forma de “adoração à mulher objecto” título do seu trabalho.

A República na Imprensa:
exposição em Santo Tirso
O Museu Nacional da Imprensa apresenta até 30 de Abril, no Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, a exposição “A República na Imprensa: do Porto a Lisboa”.

A mostra, organizada com o apoio da Câmara Municipal, está inserida no programa oficial das Comemorações do Centenário da República e integra uma centena de peças sobre a repercussão do “5 de Outubro” na imprensa.

Os visitantes poderão apreciar dezenas de publicações, centralmente dedicadas à implantação da República. Além dos jornais ainda em publicação – Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Primeiro de Janeiro, DN Funchal e Açoreano Oriental – estão patentes edições emblemáticas da época, como ‘A Vanguarda’, ‘O Mundo’, ‘O Século’, ‘A Lucta’, ‘A Pátria’ e ‘A República’.

A exposição inclui também publicações humorísticas e jornais estrangeiros, em particular de Espanha e França.