Museu da Imprensa
presta homenagem a CR7
com jornais e caricaturas
Está patente até 28 de fevereiro a exposição do Museu Nacional da Imprensa “Cristiano Ronaldo: Caricatura e Imprensa Mundial”, que representa uma homenagem ao jogador, através do humor e do impacto do CR7 na imprensa.
Inaugurada no dia 7 de janeiro, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a mostra conta com mais de 160 peças, entre mais de 60 caricaturas e 100 jornais e revistas sobre Cristiano Ronaldo.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do Diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, do Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, João Vieira Pinto, do Presidente da Associação de Futebol do Porto, Lourenço Pinto, do professor do Instituto Universitário da Maia, José Neto, do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte e do cartoonista português Santiagu, cujo trabalho sobre CR7 saiu premiado da 18ª edição do PortoCartoon-World Festival.
Luiz Humberto disse que a exposição é um hino à imprensa e ao humor e sublinhou a importância de uma figura como Cristiano Ronaldo, que simboliza os “três T’s: talento, trabalho e trabalho”. João Pinto frisou que é muito difícil um jogador chegar ao topo, mas que é ainda mais difícil conseguir manter-se lá durante tantos anos, como o fez Ronaldo. Foram feitos elogios rasgados ao jogador, nas intervenções de todos os presentes, com uma opinião unânime: esta é uma homenagem mais do que merecida.
|
Entre os cerca de 100 jornais e revistas, estão capas da Marca, do El Mundo, El País e La Razón, de Espanha; Corriere della Sera e La Gazeta dello Sport de Itália; France Football,, Libération, Aujourd’hui en France e L’Equipe,; Der Spiegel, Das Denkende Sportmagazin e Bild da Alemanha e The Daily Telegraph, do Reino Unido. Na lista de jornais nacionais encontram-se capas do Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Record, O Jogo, A Bola, entre muitas outras.
No sala dedicada às caricaturas, podem apreciar-se trabalhos de reputados cartoonistas brasileiros, como Renato Aroeira, Dacosta e Paulo Caruso. Entre os portugueses estão trabalhos de André Carrilho, Batel, Santiagu e Vasco Gargalo. Grandes artistas estrangeiros, participantes habituais do PortoCartoon, estão também representados. O leque de países vai desde Espanha à Colômbia, Bolívia, Bulgária, Egito, Irão, Quénia, Roménia, Rússia, Tailândia, Turquia, entre outros.
Virtual no Metro, extensão no ISMAI
A par da exposição inaugurada no dia 7/01, está também a circular, na rede interna de televisão das estações do Metro do Porto, uma Exposição Virtual denominada “Cristiano Ronaldo no Humor Mundial”. Trata-se de uma mostra que apresenta dezenas de caricaturas do concurso PortoCartoon.
No dia 10/01 foi aberta uma extensão da mostra de caricaturas no Instituto Universitário da Maia – ISMAI, baseada nos trabalhos do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World-Festival. Ficará patente até 28.02.
Depois de inaugurar uma exposição que retrata o impacto do novo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, na Imprensa Mundial, no passado dia 28 de dezembro, o Museu Nacional da Imprensa presta assim homenagem a outra grande figura do ano de 2016. As capas da imprensa destacam os vários prémios recebidos recentemente pelo CR7..
Estão assim representadas no MNI as duas principais personalidades internacionais de Portugal neste momento.
|