Monthly Archives: Maio 2018

O JARDIM DO PRÍNCIPE [Teatro e Marionetas] no MNI
O MNI recebe, de maio a setembro, mais um espetáculo da Imaginar do Gigante: “O Jardim do Príncipe”.

Trata-se de um teatro visual, que recorre a técnicas de manipulação com objetos e é construído a partir de materiais reciclados.

 

Sinopse: Os homens que são príncipes vivem em todos os lugares, estendem as suas casas nas ruas e nas praças, cobrem-se de folhas secas dos jornais velhos para dormir com a lua. E nunca acordam com o burburinho dos outros. São os únicos homens que bocejam de braços abertos e erguem no ar sons que tocam as estrelas…

Data: De maio a setembro de 2018

Local: Museu Nacional da Imprensa (Open Space)

Público: Para todos os públicos.

Preço: 5€ (Teatro) | 6,50€ (Teatro + visita guiada à exposição permanente “Memórias Vivas da Imprensa”)

Necessária marcação prévia.

Esperamos por vocês!

Manuela de Azevedo defendia a eutanásia – Texto inédito 1936

 

O Museu Nacional da Imprensa divulga um texto inédito em que a jornalista Manuela de Azevedo (1911-2017) defendia a eutanásia, há 82 anos.

Escrito em março de 1936, o artigo continua a ser atual em 2018, e vai ser tema de discussão na Assembleia da República a 29 de maio próximo.

Torna-se, por isso, oportuno conhecer e refletir sobre a posição da primeira mulher a ter carteira profissional de jornalista.

Manuela tinha 24 anos e vivia em Viseu quando enviou para o jornal República o artigo que os Serviços de Censura viriam a proibir.

“Matar por piedade”,  assim se denomina o texto censurado e oferecido pela jornalista ao MNI, muito antes de morrer (fevereiro de 2017), aos 105 anos.

O artigo desenvolve a argumentação em registo epistolar e fala na ‘morte libertadora’.

Manuela de Azevedo antecipou assim um debate que constitui, ainda hoje, assunto central nas grandes polémicas da atualidade.

Texto de contextualização Diretor MNI

 

Dia Internacional dos Museus no MNI | Atividades de 18 a 20 de maio
Celebração Dia Internacional dos Museu –18 a 20 de maio

Museu da Imprensa promove atividades para as famílias

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) , vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com várias atividades para as familias.
Durante os dias 18, 19 e 20 de maio o MNI promove oficinas e visitas guiadas sobre as diversas vertentes a explorar no Museu.

O dia 18/05 começa com uma abordagem didática ao cartoon e visita às exposições, passando pela descoberta dos tipos e tintas na mostra permanente “Memórias Vivas da Imprensa”.

No dia 19/05 os participantes terão oportunidade de conhecer a exposição “Mudanças Gráficas na Imprensa / Propostas de Jorge Gomes” com a orientação do tipógrafo e encadernador do MNI, Álvaro Pedreira, que conta com mais de 40 anos de experiência na área.

repensar1

As celebrações encerram no dia 20/05 com uma visita à mostra “(Re)pensar o Museu Nacional da Imprensa”. Trata-se de uma exposição que apresenta propostas de requalificação do MNI, dos alunos de 2º ano de Desenho Digital 3D da Escola Artística e Profissional Árvore.

Todas as atividades são gratuitas.

A programação completa pode ser consultada aqui.

MNI promove novo ciclo de Oficinas de Encadernação em junho
 

O próximo mês de junho arranca com um novo ciclo de Oficinas de Encadernação, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), nos dias 2 e 9.

O MNI promove estas oficinas com o intuito de dar a conhecer as técnicas milenares de encadernação manual de livros . O objetivo é que os participantes consigam fabricar artesanalmente um livro, explorando formas e técnicas artísticas, ligadas à encadernação.

O dia 2 de junho começa com a Oficina de Costura à portuguesa (encadernação de capa mole) da parte de manhã (9h30 – 12h30) . A tarde será dedicada à Costura Francesa (14h30 – 17h30).

Já no dia 9/06, a proposta é uma Oficina de Encadernação em capa dura com tecido no período da manhã e com sintético da parte da tarde.

Álvaro Pedreira, tipógrafo e encadernador, é o responsável por ministrar estas sessões. O gosto e o trabalho na área começou em criança, altura em que se  apaixonou pelos segredos da Tipografia e da Encadernação. Álvaro trabalhou em várias casas de obra portuenses e no emblemático jornal O Comércio do Porto.

As inscrições para este novo ciclo de oficinas estão abertas e são limitadas a um número máximo de 12 pessoas por sessão.

Como é habitual, os participantes podem inscrever-se no ciclo completa (oficinas todas) ou apenas naquela(s) que pretenderem.

Mais informações aqui.

 

Gutenberg com Humor em Viana do Castelo

Cerca de 60 trabalhos sobre Gutenberg e a importância da imprensa vão estar expostos em dois núcleos distintos, no distrito de Viana do Castelo, a partir do dia 3 de maio.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa é promovida pela empresa Blisq Creative, no âmbito da 4.ª edição do festival Hashtag Design.

A mostra de humor PortoCartoon representa uma homenagem a Gutenberg e ao Cartoon, onde é possível apreciar trabalhos de 27 países, designadamente: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzgovina, Brasil, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Eslovénia, Espanha, Holanda, Inglaterra, Irão, Itália, Macedónia, México, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

“Gutenberg no Cartoon Internacional” vai dividir-se entre a Galeria Noroeste Viana do Castelo e a Galeria Noroeste Paredes de Coura, ficando patente até 14 de junho.

Cartoon de Piotr Kulinich (Rússia)

Entretanto, continua aberta ao público a mostra “Lápis Azul: a censura do Estado Novo” nos muros do Estabelecimento Prisional de Viana até 21 de maio. 16 desenhos da Galeria Virtual da Censura, escolhidos por reclusos, pretendem levar a discussão da liberdade para um local onde esta está condicionada.