Monthly Archives: Março 2018

PORTOCARTOON: Artista brasileiro vence Prémio do Público pela terceira vez

Ronaldo Cunha Dias (Brasil) é o grande vencedor do Prémio Público do PortoCartoon 2017, com a sua obra que mereceu uma Menção Honrosa pelo júri internacional do festival.

Esta é a terceira vez que o cartunista brasileiro vence nesta categoria, depois de ter sido preferido pelo público votante em 2007 e em 2011.

O Prémio Público do PortoCartoon resulta de uma votação a nível mundial, feita através do Museu Virtual do Cartoon e em urnas de voto colocadas no Museu Nacional da Imprensa e no Aeroporto do Porto, de junho a dezembro. Qualquer pessoa, de distintas partes do mudo, teve oportunidade de votar no seu cartoon favorito dentre os 43 selecionados pelo Júri internacional do 19th PortoCartoon-World Festival, em março de 2017.

Ronaldo é um cartunista bastante premiado e concorre, há vários anos, aos prémios do PortoCartoon. Profissionalmente é médico (cirurgião) e reside na cidade de Vacaria, situada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

A votação, independente da decisão do Júri, que elegeu o belga Luc Vernimmen como grande vencedor do PortoCartoon 2017, com a obra “Sustainable Tourism”, deu a vitória, uma vez mais, a Ronaldo Cunha Dias. A opinião do Júri e do Público coincidiu apenas uma vez, em 2015, com o desenho vencedor de Alessandro Gatto (Itália), “Window”, sobre o tema da 17.ª edição, “A LUZ”.

Desenho vencedor Prémio Público PC 17

Nesta categoria já foram também contemplados, para além de Ronaldo, desde 2006, Diego Herrera – Yayo (Canadá), Fernando Camarneiro Costa (Portugal), António Santos – Santiagu (Portugal), Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia), Guo Zhong (China), Ludo Goderis (Bélgica) e Emrah Arikan (Turquia).

Os cartoons que estiveram em disputa são provenientes de países tão diferentes como Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, China, Espanha, E.U.A., França, Indonésia, Irão, Itália, México, Polónia, Roménia, Sérvia, Turquia e Ucrânia. De Portugal, estiveram em votação os trabalhos dos cartoonistas Aurélio Mesquita, Duarte Guerreiro, Fernando Saraiva e Vasco Gargalo.

Ronaldo Cunha Dias será convidado a participar no PortoCartoon 2018 com uma exposição de autor.

Exposição “Mudanças Gráficas na Imprensa / Propostas de Jorge Gomes”

Cerca de meia centena de jornais, alguns instrumentos, utensílios e técnicas gráficas vão estar em exposição no Museu Nacional da Imprensa, a partir do dia 14 de abril.

A mostra, intitulada “Mudanças Gráficas na Imprensa / Propostas de Jorge Gomes”, pretende apresentar a “revolução” gráfica vivida nos jornais regionais do país.

A exposição é promovida pelo MNI em colaboração com o gráfico Jorge Gomes, que apresenta exemplares de jornais melhorados pela sua ação, de Barcelos ao Redondo, de Vizela a Castelo Branco ou Beja, passando por alguns títulos do litoral do país, da Póvoa de Varzim, de Mira ou Figueira da Foz.

Jorge Gomes nos anos 80

Desde os dezassete anos ligada às Artes Gráficas, a vida profissional de Jorge Gomes tem no desenho e grafismo de imprensa a principal atividade. Passou pelo “Diário de Lisboa”, pela fundação do “Correio da Manhã” e, desde 1992, pela mudança gráfica de inúmeros títulos regionais.

Apaixonado pelo seu trabalho, a alteração da época do chumbo para o offset e consequente revolução informática levaram-no para o interior do país. O objetivo foi claro: adaptar os jornais aos novos tempos, criando de raiz alguns deles e remodelando graficamente outros.

Jorge Gomes nos anos 90

Para além dos jornais, a exposição mostra instrumentos, utensílios e técnicas aplicadas por Jorge Gomes nas ações de atualização com profissionais. Exemplos disso são o fotolito de impressão e a Zip informática, que se afirmaram como recursos decisivos para as mudanças gráficas vividas na imprensa regional.

A mostra abre no dia 14 de abril, às 16h30, e poderá ser visitada até ao dia 30 de maio.

 

PortoCartoon nas Caldas com caricaturas de Ronaldo

XVIIPC_CRonaldo_MH_Polonia_Zygmunt Zaradkiewicz

Caricatura de Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia)

Mais de 40 caricaturas sobre Cristiano Ronaldo estão em exposição no Shopping La Vie das Caldas da Rainha.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa (MNI), promovida pelo referido Centro Comercial, surge pela oportunidade de homenagear, uma vez mais, o craque, que recentemente alcançou o marco de 300 golos marcados na La Liga.

Os desenhos, na sua grande maioria, fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do XVII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo MNI.

Prémio especial no certame, Ronaldo atraiu o humor de dezenas de cartunistas de vários países. Os 43 artistas representados são de países tão distintos como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egito, Escócia, Espanha, Finlândia, Irão, Itália, Nigéria, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

No âmbito do PortoCartoon, desde 2013 que várias figuras nacionais e internacionais têm sido escolhidas: Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Sara Sampaio, Chaplin, António Guterres e Pablo Picasso. A 20.ª edição lançou os nomes de Woody Allen e Amália Rodrigues para esta categoria dedicada especialmente à caricatura.

Esta é já a quarta exposição PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito da parceria estabelecida com o MNI. Em setembro de 2017 o La Vie Porto recebeu a mostra dedicada ao cineasta Manoel de Oliveira e vai acolher a exposição sobre o Vinho do Porto de 1 de março a 13 de abril. Em janeiro as caricaturas da modelo Sara Sampaio brilharam no La Vie Caldas da Rainha, agora é a vez do humor sobre Cristiano Ronaldo visitar as Caldas.

A exposição de caricaturas do CR7 ficará patente até 23 de março.

Caricatura de Luiz Carlos Fernandes (Brasil)