Grande Prémio PortoCartoon:
Mahboobeh Pakdel, Irão
A artista Mahboobeh Pakdel, do Irão, foi a vencedora do Grande Prémio do 18º PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema “O entendimento global”. A obra intitula-se “Emigration”.
2º Prémio PortoCartoon:
Muhittin Koroglu, Turquia
O Segundo Prémio foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia.
Terceiro Prémio PortoCartoon ex-aequo: Plantu, França
Terceiro Prémio PortoCartoon ex-aequo:
Mihai Ignat, Roménia
o Terceiro Prémio ex-aequo a Plantu (França), com a obra intitulada “Viva a Utopia!”, e Mihai Ignat (Roménia).O desenho de Plantu, caricaturista da 1ª página de Le Monde, tem todo o texto em português. Koroglu e Ignat já haviam ganho o Grande Grémio em 2003 (tema: Água) e 2009 (tema:Crises), respetivamente.

1º Premio Charlie Chaplin:
CauGomez, Brasil
1º Prémio Sara Sampaio :
Marzio Mariani Oddonkey, Itália
|
A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, em homenagem à figura imortal do cinema, Charlie Chaplin e à modelo internacional Sara Sampaio. Os vencedores foram, respetivamente, Cau Gomez (Brasil), e Marzio L. Mariani, de (Itália).
2º Premio Charlie Chaplin:
Maria Grazia Quaranta
3º Prémio Charlie Chaplin:
Luiz Carlos Fernandes, Brasil 2º Prémio Sara Sampaio :
Nicoleta Ionesco, Romenia
3º Prémio Sara Sampaio:
Luiz Carlos Fernandes, Brasil
A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda 12Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Brasil, Espanha, Irão (2), Israel, Itália, México (2), Portugal, Rússia, Turquia e Ucrânia.
Em apreciação estiveram cerca de 1800 obras, de quase 500 artistas, oriundas de 60 países de todos os continentes.
Irão é o país com maior participação: mais de duas centenas de trabalhos, de 60 cartunistas. Seguem-se-lhe a Roménia, Brasil, Turquia, Portugal, China, Sérvia e Ucrânia.
Com esta 18ª edição, o PortoCartoon volta a reforçar o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto com o ‘capital do cartoon’, atribuída em 2008.
O Júri internacional do 18º PortoCartoon teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assasssinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri. Integraram o Júri 2016: Bernard Bouton (presidente da FECO), Luís Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Luís Mendonça (representante da Faculdade de Belas Artes do Porto), Roberto Merino (encenador) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).
Os vencedores do 18º PortoCartoon receberão os troféus (desenhados por Siza Vieira) e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em junho.
A importância do tema central do PortoCartoon 2016, em sintonia com a UNESCO que denominou 2016 como Ano do Entendimento Global, e a elevada qualidade dos trabalhos foram sublinhadas pelos membros do Júri, na conferência de imprensa realizada no Museu Nacional da Imprensa.
|