Monthly Archives: Abril 2017

Evocar o ‘25 de abril’ com ‘livros proibidos’
Exposição Museu da Imprensa em Valongo

LivrosProibidos_Valongo2017_1

Uma exposição com dezenas de “Livros Proibidos na Ditadura de Salazar” abre no dia 25 de abril (3ªfeira), às 15h30, no Fórum Cultural de Ermesinde, Valongo. Evocando o aparelho censório da ditadura de Salazar e Caetano, a mostra evidencia a importância do golpe militar do “25 de abril “ de 1974 .

Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa é promovida pela Câmara Municipal de Valongo e apresenta, além dos livros, vários autos de apreensão feitos em livrarias de Portugal continental e das ex-colónias, como Timor, Moçambique e Angola.

Mário Soares, Manuel Alegre, António José Saraiva, José Cardoso Pires, Raul Rego, Jorge de Sena, Egas Moniz, José Afonso, Ary dos Santos, Fidel Castro, Sartre, Marx, Lenine e Darwin são só alguns dos autores cujos livros foram apreendidos e estão patentes na exposição.

 

 

O anúncio da morte do escritor Alves Redol n’O Primeiro de Janeiro, um texto de José Saramago no Jornal do Fundão, a entrevista a Aquilino Ribeiro no Jornal de Notícias, foram alguns dos artigos cortados na época e que também podem ser vistos no Fórum de Ermesinde.

Um dos documentos patentes na exposição mostra que em 1965 foram apreendidos em Angola, na Livraria Lello, vários exemplares do livro “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado, cuja telenovela haveria de “parar” o país após o ’25 de abril’. Tudo o que se referisse a sexualidade, revolução, sindicalismo, liberdade, feminismo, estava sob a alçada repressiva da Comissão de Censura.

A exposição pretende mostrar ao público em geral a máquina destruidora do pensamento e da literatura que vigorou em Portugal durante a “ditadura de Salazar e Marcelo Caetano”.

Mais do que documentar os anos em que predominou a Censura, esta exposição visa chamar a atenção de todos para a importância da liberdade, reconquistada no 25 de abril de 1974.

A mostra ficará patente até ao dia 25 de maio, no Fórum Cultural de Ermesinde.

MarioSoares

PortoCartoon/Cristiano Ronaldo no “Estado de S. Paulo”
Estado S. Paulo

O grande jornal brasileiro “Estado de S. Paulo” dá relevo à exposição do PortoCartoon “Ronaldo em Caricatura”, patente no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo.

A mostra é constituída por mais de 30 caricaturas do jogador, contando ainda com uma exposição virtual sobre CR7 e um rama tipográfica com composição manual. A somar a tudo isto, pode ler-se um poema alusivo à temática do futebol, da autoria do escritor brasileiro Ferreira Gullar, Prémio Camões 2010.

 

Esta exposição mostra duas das dimensões principais do Museu Nacional da Imprensa: a arqueologia tipográfica e a caricatura. Os desenhos, na sua grande maioria, fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do XVII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo MNI.

A mostra intitulada “Ronaldo em Caricatura” vai estar patente até ao dia 16 de abril no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.

O destaque dado pelo jornal “Estadão” pode ser visto aqui.

Museu da Imprensa aberto no fim de semana de Páscoa
Como já é habitual, o Museu Nacional da Imprensa terá as suas portas abertas no fim de semana de Páscoa, de sexta-feira (14) a segunda-feira de pascoela (17).

O público em geral poderá visitar as várias exposições patentes e imprimir nos prelos-relíquia textos e gravuras, das 14h30 às 18h30.

A exposição temporária “Guterres na Imprensa Mundial” ainda se encontra disponível para ser visitada, a par das mostras permanentes do MNI, das quais faz parte a maior coleção de miniaturas tipográficas do mundo. Outra exposição permanente intitula-se “PortoCartoon – O riso do mundo”, que contempla o eixo mais internacional da instituição portuense.

16.109.041

Refira-se que, neste momento, o MNI tem exposições temporárias sobre Cristiano Ronaldo patentes no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo e em Cantanhede.

Além de apostar na descentralização cultural, o Museu Nacional da Imprensa distingue-se por ser o único da Europa aberto 365 dias por ano.

 

Cristiano Ronaldo e Sara Sampaio no Museu da Pedra
PortoCartoon em Cantanhede

Duas exposição de caricaturas de Cristiano Ronaldo e Sara Sampaio vão estar patentes, a partir de hoje  (07/04), sexta-feira, no Museu da Pedra/Casa da Cultura de Cantanhede.

IMG_20170405_171501

No seu conjunto, as mostras são constituídas por cerca de 120 caricaturas da modelo Sara Sampaio e de Cristiano Ronaldo, desenhadas por artistas de vários países. Os desenhos foram selecionados pelo Júri internacional do PortoCartoon-World Festival,  no âmbito de prémios especiais de caricatura. Além dos trabalhos premiados, as exposições apresentam todas as caricaturas finalistas, contemplando assim diferentes olhares humorísticos sobre as particularidades do jogador e da modelo.

Esta secção do PortoCartoon, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), teve início em 2013 com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram, para além de CR7 e Sara Sampaio, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Chaplin e, na edição deste ano, António Guterres e Pablo Picasso. Neste momento, outras exposições, com caricaturas de Cristiano Ronaldo, também da responsabilidade do MNI, podem ser visitadas no Funchal, no Aeroporto da Madeira e na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

No Museu da Pedra, as exposições ficarão patentes até ao dia 4 de junho.

IMG_20170405_173438