Alerta Mundial
no Metro do Porto
A nova escultura do PortoCartoon, inspirada no Grande Prémio da 18ª edição do festival, sobre o Entendimento Global, constitui um forte sinal de alerta mundial contra a falta de solidariedade e pela cidadania.
Este simbolismo foi referido pelo Ministro da Cultura, no ato inaugural, a 12 de dezembro, na zona fronteiriça à estação de metro da Trindade, no Porto.
Luís Filipe Castro Mendes elogiou o desenho de Mahboobeh Pakdel, que serviu de base para a escultura, verberando a atitude da União Europeia, face ao problema dos refugiados. “É um cartoon notável”, disse o ministro, acrescentando que “representa um mundo à deriva, um mundo em guerras, um mundo que apela a uma Europa que, infelizmente, face à crise dos refugiados, não deu a resposta que todos nós esperávamos”.
|
A cerimónia inaugural contou também com a presença de Xaquin Marin, membro do júri do PortoCartoon desde a primeira edição (1999), do diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, do escultor Rui Ferro, do Administrador Executivo do Metro do Porto, Jorge Delgado, do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, do Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, António Fonseca, e da Deputada do Partido Socialista, Carla Miranda.
Os escultores Zulmiro de Carvalho e Norberto Jorge, ambos com esculturas do PortoCartoon em 2010 e 2014, respetivamente, também compareceram à sessão. Assim como os cartoonistas portugueses Pedro Silva e António Santos (Santiagu).
Durante a sessão foi lida uma mensagem da artista iraniana Mahboobeh Pakdel cujo desenho, vencedor do PortoCartoon 2016, inspirou a escultura. A cartoonista apelou à paz mundial, enaltecendo a importância destas iniciativas como forma de alerta para a crise dos refugiados na Europa. Na mesma linha, o ministro Luís Filipe Castro Mendes declarou que “temos que criticar os poderes que nos subjugam e temos que afirmar, através da nossa cidadania serena, consciente, mas persistente e sem falhas, os nossos valores”.
A Escultura PortoCartoon 2016, representando o ‘sino europeu’, foi concebida por Rui Ferro, tem oito metros de altura e oito de largura e insere-se no Porto-Capital do Cartoon. Para consubstanciar esta designação, proclamada em 2008, está a ser criado um roteiro de humor baseado nas esculturas que anualmente são implantadas na cidade.
Ver galeria de fotos: http://www.cartoonvirtualmuseum.org/i_fotoalbum_f.htm |