Monthly Archives: Março 2014

PortoCartoon espalha humor mundial
no Museu do Vinho da Bairrada
Muito humor mundial está patente no Museu do Vinho da Bairrada (Anadia) até ao dia 27 de Abril. Trata-se da exposição de caráter internacional do PortoCartoon 2013 “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, resultado da primeira colaboração entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Anadia.
A mostra conta com mais de 160 peças de cartunistas do mundo inteiro, incluindo todos os trabalhos vencedores designadamente “O naufrágio”de Miro Stefanovic, ganhador do Grande Prémio, o segundo Prémio, intitulado “Atrapados” de Boligán e o terceiro “Libertea” de Wilem Rasing.
A exposição comissariada pelo Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos, é composta por trabalhos originais oriundos de todos os continentes e demonstrativos de diferentes técnicas plásticas aliadas ao humor e à sátira.
Esta iniciativa insere-se na política de descentralização cultural praticada pelo Museu Nacional da Imprensa, que tem permitido a apresentação de trabalhos em diversos locais do país e no estrangeiro. Centenas de milhares de pessoas viram as quinze edições do PortoCartoon realizadas nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, e nas diferentes cidades por onde passaram, na Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Espanha, França e México.
____________________________________
Exposição patente no Museu do Vinho Bairrada
de 08 de março a 27 de abril de 2014Horários de terça a sexta-feira:
09:00/13:00 e 14:00/18:00Horários fins de semana e feriados:
10:00/19:00Entrada: 1 euro
Até 12 anos entrada gratuita
Visitas guiadas por marcação:
museuvinhobairrada@mail.telepac.pt
Telf.: 231 519 78
Protocolo em Brasília

O Museu Nacional da Imprensa e o Museu da Imprensa Nacional, de Brasília, estão unidos desde 3 de Dezembro, através de um protocolo assinado na capital brasileira.
Trata-se de um acordo de cooperação oficializado pelo director-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Souza Vieira e pelo presidente da Direcção da AMI e director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.
O protocolo visa “a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre o Brasil e Portugal, quer através da valorização do papel da imprensa e da sua história em geral, quer através do lastro da imprensa da Lusofonia”.
De acordo com a Cláusula nº 2, ambas as entidades “promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa e as Artes Gráficas, de acordo com um plano periodicamente estabelecido e aceite por ambas as partes.Antes desta assinatura já tinha havido uma cooperação que deu lugar à reprodução de um prelo do Séc. XVIII que integra a exposição permanente do MNI e cuja réplica foi apresentada nas comemorações do bicentenário da imprensa brasileira, em Brasília.