Monthly Archives: Janeiro 2018

18.º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina
O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 12 de fevereiro, a 18.ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina, em homenagem a este jornalista e escritor.

A iniciativa, especial para o “Dia dos Namorados”, prolonga-se até 18 de fevereiro (domingo) em busca de textos de amor originais. O melhor será premiado com uma viagem para duas pessoas.

Durante a “semana dos namorados”, o Museu estará aberto à receção de textos especiais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir, nos prelos-relíquia, poemas de diversos autores: Camões, Bocage, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade e Manuel António Pina.

Dirigido aos cidadãos portugueses de qualquer idade, o concurso vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa. Os prémios englobam viagens, livros, jantares a dois e garrafas de vinho do Porto.

Regulamento do Concurso 

O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, começada em 2001, estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de caráter amoroso. Centenas de participantes aderiram já às edições anteriores, de diversos pontos do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Em fevereiro 2017 concorreram mais de 600 trabalhos de diferentes partes do país e também do estrangeiro. Com os resultados dos concursos anteriores, já foram editados dois livros , tendo o último sido lançado nas Correntes d’Escritas 2017.

O nome do grande poeta e cronista Manuel António Pina (1943-2012), vencedor do Prémio Camões de 2011, reforçou, a partir de 2013, a importância do concurso, cujo júri ele próprio integrou nas primeiras nove edições.

A sessão de entrega de prémios passou a ser, desde 2016, no dia de aniversário do patrono MAP (18 de novembro) e assim acontecerá em 2018.

Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações do Museu ou aqui, no sítio oficial, a partir do dia 12 de fevereiro de 2018. Com nome próprio, ou pseudónimo.

Não deixe que o amor se esgote, inspire-se e inscreva-se no som das palavras!

textos_de_amor_2017_apoios

PortoCartoon expõe Sara Sampaio nas Caldas da Rainha

Caricatura de Marzio Mariani (Itália)

Cerca de três dezenas de caricaturas sobre Sara Sampaio vão estar em exposição, a partir do dia 13/01, no Shopping La Vie das Caldas da Rainha.

A mostra faz parte do Prémio Especial de Caricatura do 18.º PortoCartoon-World Festival, dedicado à modelo portuguesa.

Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Espanha, Finlândia, Índia, Indonésia, Irão, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suíça, Tailândia, Turquia são os países representados na exposição.

Esta secção do PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, teve início em 2013 com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram, para além de Sara Sampaio, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Chaplin, Cristiano Ronaldo e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso.

Para os 20 anos do certame de humor (2018) foram indicadas as figuras de Amália Rodrigues e Woody Allen para serem caricaturadas pelos artistas internacionais. “LIMPAR O PLANETA” surge como tema principal. A receção de trabalhos ocorre até ao dia 28 de fevereiro.

Esta é a segunda exposição PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito de uma parceria estabelecida com o MNI. Em setembro de 2017 o La Vie Porto recebeu a mostra dedicada ao cineasta Manoel de Oliveira, agora é a vez das caricaturas internacionais de Sara Sampaio brilharem no La Vie das Caldas da Rainha.

Estão já a ser programadas mais exposições PortoCartoon para os Centros Comerciais La Vie Porto Baixa, Caldas da Rainha e Guarda.

Estas mostras inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

A exposição de humor dedicada a Sara Sampaio poderá ser vista até 31 de janeiro.

Caricatura de Nicoleta Ionescu (Roménia)

Caricatura de Luiz Carlos Fernandes (Brasil)

Residência Artística: GRABADO VERDE | 16 a 20 de janeiro

ARTISTA CHILENA FAZ
GRAVURA ECOLÓGICA
NO MUSEU DA IMPRENSA

A artista plástica chilena Angelica Mirauda vai estar em residência artística, no Museu Nacional da Imprensa, de 15 a 21 de janeiro, ensinando a arte da “gravura verde”.

Trata-se de uma técnica inovadora ‘descoberta’ pela artista, baseada em materiais reciclados e não tóxicos.

Durante uma semana, Angélica Mirauda vai realizar duas oficinas, cada uma composta por três sessões, sobre a impressão de matrizes de gravura. Esta técnica não substitui os processos de gravura tradicionais, como a madeira ou a calcografia, mas tem as suas particularidades baseadas em princípios ecológicos.  A gravura verde não polui, uma vez que não utiliza materiais como metais, sais ou ácidos mordentes para elaborar as matrizes, mas sim o material reciclado dos recipientes tipo tetra pak.

O processo de impressão destas matrizes é o mesmo utilizado pelos artistas gravadores, mas, ao apresentar a característica de não poluir, permite que qualquer pessoa o faça, mesmo sem possuir uma oficina especializada para tal. As oficinas, de 12 horas cada, destinam-se a artistas, professores, estudantes (Ensinos Secundário e Superior) e público geral com interesse na área.

A artista Mirauda é professora na Universidade Finis Terrae (Chile), tendo a seu cargo a disciplina de “Grabado Calcográfico y de Relieve”.

A primeira oficina arranca já no dia 16 de janeiro e as inscrições estão abertas.

Recorda-se que, de outubro a dezembro, esteve em residência artística, na Casa Wolinski, o cartunista Cau Gomez.

 

Período: de 16 a 20 de janeiro de 2018

OFICINAS

Oficina 1 | GRABADO VERDE | 16, 17 e 18 de janeiro, das 14h às 18h

Sessão 1 | 16 de janeiro
Introdução à Gravura; Teoria sobre técnicas e métodos de produção de matrizes; Impressão de matrizes; Apresentação de exemplos.
– Apresentação do “Grabado Verde”, confeção de matrizes e impressão;
– Realização de exercícios de matrizes: objetivo, 16 matrizes de 12 x 12 cm, aprox;
– Preparação do material base para a produção de matrizes de maior tamanho.

Sessão 2 | 17 de janeiro
– Demonstração do corte para os diferentes suportes a utilizar, papel japonês e papel de gravura, 100% algodão;
– Demonstração da entintagem, impressão e limpeza da matriz;
– Impressão das matrizes realizadas na sessão anterior.

Sessão 3 | 18 de janeiro
– Explicação de conceitos sobre Edição e Nomenclatura;
– Confeção de uma matriz, a partir de uma imagem personalizada, utilizando as sub-técnicas aprendidas;
– Impressão de 4 exemplares.

Oficina 2 | GRABADO VERDE APLICANDO COR COM A TÉCNICA HAYTER| 19 e 20 de Janeiro

Sessão 1 | 19 de janeiro, das 14h às 18h
– Demonstração das técnicas Hayter (em relação às distintas viscosidades das tintas);
– Experimentação e impressão com as diferentes viscosidades;
– Demonstração de exemplos de diferentes impressões com a técnica de Hayter sobre as matrizes de Grabado Verde.

Sessões 2 e 3 | 20 de janeiro das 9h às 13h e das 14h às 18h
– Produção de matrizes para aplicação da técnica Hayter;
– Impressão das matrizes realizadas;
– Realização de matriz com base numa imagem pessoal;
– Impressão e edição.

Destinatários: Artistas, Professores, Estudantes (Ensinos Secundário e Superior) e Público Geral com interesse na área .

Preço: 1 Oficina (12h), 36€ | 2 Oficinas (24h), 60€
(Inclui todos os materiais utilizados nas oficinas, coffee break e certificado)

Síntese biográfica: Angélica Mirauda é uma premiada artista plástica, nascida em Santiago do Chile.
É licenciada em Artes Plásticas com especialização em Gravura, pela Universidade do Chile.
É professora na Universidade Finis Terrae (Chile), tendo a seu cargo a disciplina de “Grabado Calcográfico y de Relieve”.

Informações úteis: Necessária marcação prévia

INSCRIÇÕES ABERTAS

E-mail: servicoeducativo@museudaimprensa.pt
Tel.: 225 304 966

Esperamos por si!

Exposição “LIBERDADE + HUMOR = WOLINSKI” | 6/01 – 31/03
PortoCartoon 2018 – Homenagem a Wolinski

MNI arranca o ano com

Liberdade e Humor

A primeira exposição do ano de 2018 do Museu Nacional da Imprensa é dedicada à Liberdade de expressão e abre no dia 6 de janeiro (sábado), às 16H.

A inauguração representa o início das celebrações do 20.º PortoCartoon-World Festival, evocando umas das grandes figuras do certame de humor: o cartunista Georges Wolinski.

A mostra reúne cerca de 70 livros da autoria de Wolinski, além de muitas expressões do antigo presidente do Júri do PortoCartoon-World Festival, sobre a importância da liberdade e do humor. Wolinski foi presidente do júri durante uma década.

“LIBERDADE + HUMOR = WOLINSKI” pretende sublinhar a força da Liberdade de Imprensa que o atentado contra o Charlie Hebdo quis calar, a 7 de janeiro de 2015.

O cartunista brasileiro Cau Gomez, que terminou a sua Residência Artística na Casa Wolinski no final de dezembro, estará presente na inauguração terminando, assim, a sua estadia.

De recordar que o convite à participação para o PortoCartoon 2018 está a ser lançado aos artistas de todo o mundo, apontando “LIMPAR O PLANETA” como tema principal e Amália Rodrigues e Woody Allen para Prémios Especiais de Caricatura.

Está também a decorrer a receção de trabalhos do novo certame nacional, o PortoCartoon Juvenil. A deadline de ambos é a 28 de fevereiro de 2018.

A mostra “LIBERDADE + HUMOR = WOLINSKI” ficará patente até ao dia 31 de março de 2018.