Monthly Archives: Abril 2022

Museu da imprensa
descentraliza “Abril”
MNI_ImprensaRevolucionariaEO25deAbril_Cartaz

O Museu Nacional da Imprensa assinala “o 25 de Abril”, com quatro exposições fora de portas, dando cumprimento à sua vertente descentralizadora da Cultura.
Nas Bibliotecas Municipais de Gondomar e da Guarda estarão patentes ao público, respetivamente, as exposições “25 de abril em Cartaz” e ”Abril em Vinil”.
Na Biblioteca de Gondomar poder-se-á ver uma pequena seleção das centenas de cartazes que o Museu Nacional da Imprensa possui alusivos ao 25 de Abril. Esta mostra que inclui alguns dos muitos que se fazem todos os anos alusivos à ‘revoução dos cravos’, ficará patente de 21 de abril a 4 de junho.

LapisAzul_Mancha_Cortes_A4_RGB

Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda) estarão patentes cem capas para centenas de canções dos mais importantes cantores de intervenção, desde José Afonso a Adriano Correia de Oliveira, Luís Cília e Sérgio Godinho, além de Carlos do Carmo e Amália Rodrigues.

No seu conjunto, estas “vozes da revolução” inscrevem-se na celebração maior período de liberdade da história portuguesa, designadamente na superação dos 48 anos de ditadura, ocorrida em março. “Abril Vinil” estará em exibição de 20 de abril a 11 de junho.

AbrilVinil_Guarda2022_CartazA4_RGB

O Museu do Vinho de Alcobaça (até 6 de junho) e o Shopping La Vie – Baixa (até 30 de maio), no Porto, mostrarão vários traços da censura exercida pela ditadura de António Salazar e Marcelo Caetano. “O Lápis Azul: a Censura no Estado Novo”, assim se denomina esta exposição que apresenta a penetração tentacular dos mecanismos censórios que vigoraram, em Portugal, durante quase meio século.
Na sede do Museu, no Porto, continuam patentes as exposições inauguradas a 19 de março, também sobre ‘ABRIL’: “Imprensa Revolucionária” e “100 anos, 100 Jornais”, que assinala o centenário de Nuno Teixeira Neves, jornalista e ensaísta.

MNI_NunoTeixeiraNeves_CemAnosCemJornais_Cartaz

O Museu Nacional da Imprensa, instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto de 2ª a 6ª feira das 10.30h-12.30h e das 14.30h-18.00h e aos fins de semana e feriados, das 14.30h-18.00h.