Monthly Archives: Abril 2019

Bob Dylan em caricatura
vai estar em Matosinhos
O PortoCartoon 2019 apresenta uma centena de caricaturas de Bob Dylan em Matosinhos, a partir de 18 de maio.

A exposição ficará patente no Teatro Constantino Nery e constitui uma pré-abertura do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

Na inauguração, dia 18, às 16H, estarão presentes os vencedores da edição deste ano do Prémio Especial de Caricatura Bob Dylan.  O cantor e poeta, vencedor do Prémio Nobel da Lietratura em 2016, foi a figura mais caricaturada pelos artistas do humor de todo o mundo, no âmbito do PortoCartoon.

Este prémio especial foi criado em 2013 e superou, em participação, as figuras de edições anteriores como Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen e Amália.

O vencedor deste prémio foi o artista brasileiro Luiz Carlos Fernandes.  O segundo prémio ex-aequo, foi  respetivamente atribuído a David Rowe, da Austrália e ao português António Santos (Santiagu). O terceiro premiado foi Omar Figueroa Turcios, de Espanha.

A exposição, resultante de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Matosinhos, ficará patente até 9 de junho.

XXIPC_PEC_BDylan_1oPremio_Brasil_LCFernandes

XXIPC_PEC_BDylan_2oPremio_Portugal_ASantiagu

XXIPC_PEC_BDylan_2oPremio_Australia_DRowe

XXIPC_PEC_BDylan_3oPremio_Espanha_OFTurcios

Museu da Imprensa
criou mapa interativo
com RUAS DE ABRIL
25DeAbril_RuasDeAbril_Grafismo_net

O Museu Nacional da Imprensa apresentou, hoje, dia 26.04, o projeto Ruas de Abril, um sistema que permite percorrer-se todo o país, através de topónimos relacionados com a ‘revolução dos cravos’.

 

 

Trata-se de um produto multimédia, desenvolvido em parceria com o Instituto Multimédia, com um mapeamento interativo da toponímia portuguesa, baseada nas alterações resultantes do 25 de abril de 1974.

O ponto de partida foi um conjunto de jornais da época que fazem parte do centro de documentação do museu e que têm servido para múltiplas exposições sobre o “movimento dos capitães”.

Durante a sua apresentação, o autor – Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu – esteve acompanhado pelos “capitães de abril” Boaventura Ferreira e Castro Carneiro, que fizeram apontamentos curiosos sobre as ruas de abril. Tal como foi referido, cerca de 93% dos concelhos do país apresentam topónimos relacionados com o “25 de abril”.

O projeto celebra os 45 anos do ’25 de abril’ e tem o apoio da Associação 25 de Abril.

O acesso à “plataforma” interativa pode ser feito através da página web do museu: www.museudaimprensa.pt

Direitos Humanos em Rota do Humor no
La Vie Porto Baixa
70AnosDecDireitosHumanos_Cartaz_POR

Cerca de 30 trabalhos sobre os Direitos Humanos vão estar em exposição no Shopping La Vie Porto Baixa, a partir de hoje, 5 de abril.

A exposição do Museu Nacional da Imprensa, promovida pelo referido Centro Comercial, surge pela oportunidade de celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

A evocação iniciou-se na sede do MNI, em dezembro do ano passado, com uma mostra de desenhos das várias edições do PortoCartoon sobre essa temática, que se vai renovando, com carácter permanente.

A exposição espalhou-se por diversos países, do Porto ao México.

Esta é já a sexta exposição PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito da parceria estabelecida com o MNI.

Em junho de 2018 o La Vie Baixa (Porto) recebeu a mostra dedicada a Cristiano Ronaldo, Prémio Especial de Caricatura da 17ª edição do PortoCartoon-World Festival que atraiu o humor de dezenas de cartunistas de vários países.

No Museu, a exposição sobre Direitos Humanos irá ficar patente até dezembro de 2019, com a inserção mensal de novos desenhos, tornando-se assim uma forma contínua de celebração dos 70 anos da célebre declaração.

Esta mostra internacional, com a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, tem o apoio institucional da Comissão Nacional UNESCO.

A exposição do La Vie ficará patente até 5 de maio.