O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 14, a 12ª edição do Concurso de Textos de Amor. A iniciativa, especial para o Dia dos Namorados, prolonga-se até 21 de Fevereiro, em busca de textos de amor originais.
Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país (e a portugueses no estrangeiro), o concurso vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa.
Os prémios principais são uma viagem de avião (destino Europa) e um cruzeiro no Douro (Régua) para duas pessoas, além de livros e cd-roms.
O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, motivar a emergência de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.
Durante a “semana dos namorados”, o museu está aberto à recepção de textos originais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir poemas de diversos autores (Camões, Florbela Espanca, Bocage, Pessoa, Eugénio de Andrade…), nos prelos-relíquia do Museu. |
Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações daquele Museu e no seu sítio oficial (www.museudaimprensa.pt) onde está patente o regulamento.
As edições anteriores têm sido progressivamente mais participadas e em 2011 foi lançado um livro, correspondente à primeira década do concurso, com 75 textos premiados.
O concurso “Textos de Amor” é apoiado pela Ryanair e DouroAzul.
O Júri tem tido, em edições anteriores, a participação de Manuel António Pina, Pires Laranjeira, Maria Glória Padrão e Ana Sousa Dias, além do Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos. |