O Museu Nacional da Imprensa (MNI) vai assinalar, com uma ‘onda poética’, o 70º aniversário do nascimento do poeta e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011.
A iniciativa começa no Museu, às 10,30, de 2ª feira, com a leitura e impressão de poemas do homenageado, numa sessão que será presidida pelo novo vereador da Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva.
Intitulada “7 X 10 – Homenagem a Manuel António Pina”, a evocação inclui um périplo poético que, do Museu, passa para a ‘zona dos leões’ (às 12, 12.,30 e 13 H: padaria Ribeiro, Livraria Lello e café ‘Piolho’), continuando na estação de metro da Trindade (18 H) e terminando nos cafés Orfeuzinho (19 H) e Convívio (20 H). Em cada local serão lidos dez poemas, por diferentes atores de teatro e jovens dizedores. Em alguns locais serão descerradas placas para perpetuar a homenagem.
No café Convívio a leitura de poemas será encerrada pelo Ator António Capelo.
Neste local, haverá também um momento de fado, com Helena Sarmento, que interpretará “saudades da Prosa, de Manuel António Pina.
Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa será acompanhada do lançamento de milhares de panfletos com poemas de MAP, em diversos locais da cidade do Porto.
Para a sessão do Museu estão reservadas algumas novidades relacionadas com o prolongamento da evocação da obra de Manuel António Pina. |
Extensão ao ‘mundo lusófono’
Além das atividades preparadas para o Porto, o MNI alargou o campo evocativo para o espaço de língua portuguesa, convocando a mais diversas instituição a integrarem a ‘onde poética’ em favor de Manuel António Pina.
Neste contexto, o Instituto Camões e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento associaram-se à iniciativa, de forma a suscitar o interesse de escolas, centros de português e universidades dos mais diversos países. Prevê-se, assim, que no dia 18, em diversos pontos do mundo, diferentes pessoas leiam alguns dos dez poemas que receberam do Museu.
Da mesma maneira, centenas de escolas e universidades portuguesas do Continente e Regiões Autónomas foram sensibilizadas para esta evocação do 70º aniversário do nascimento de Manuel António Pina que, durante nove anos, integrou o Júri do Concurso de Textos de Amor do MNI.
A Palavra dos Tradutores no auditório do JN
O programa de evocação do 70º aniversário de MAP inclui também um encontro de tradutores de Manuel António Pina. A sessão – A Palavra dos Tradutores – colocará em debate a posição de quatro especialistas: António Saez Delgado, Gabriel Sampol, Regina Guimarães e Perfecto Cuadrado Fernandez Inicia-se à 17 horas, de 2ª feira, no auditório do Jornal de Notícias e será seguida da atuação do Grupo de Susana Ralha, com a peça “O Beco dos Gambozinos”, escrita pelo homenageado.
Esta sessão é organizada conjuntamente pelo JN e MNI.
Exposição “Lugares” em Sabugal
No âmbito destas comemorações, o MNI abre no dia 17 de novembro, domingo, no Museu Municipal do Sabugal, a exposição “Lugares”, evocando Manuel António Pina na sua terra natal.
Nascido a 18 de novembro de 1943, o jornalista e escritor deixou uma vasta obra literária, pela qual recebeu o maior galardão de língua portuguesa: o Prémio Camões, em 2011. Todavia, foi sobretudo no Jornalismo que exerceu a sua atividade profissional, durante mais de 40 anos. Jornalista do JN desde 1971, colaborou em diferentes publicações como a Visão, a Notícias Magazine e o JL.
A mostra concebida pelo Museu Nacional da Imprensa é composta por cinco núcleos: Infância, Literatura Infanto-Juvenil, Teatro, Poesia e Jornalismo. Ficará patente até 31 de janeiro de 2014 e servirá de base a um Concurso Escolar dirigido a todas as escolas do distrito da Guarda. |