Dezenas de desenhos do PortoCartoon, cujo tema remete para a Utopia de Thomas More, estão em exposição na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
As obras expostas são uma seleção dos melhores trabalhos do PortoCartoon-Word Festival 2016, com particular referência à Utopia do Entendimento Mundial. Neste contexto integra-se o desenho de Plantu, desenhador-estrela de Le Monde (1ª pág.) que venceu este ano o ‘Prémio da Cultura Europeia’, conjuntamente com Eduardo Lourenço.
O desenho de Plantu tem uma grande particularidade: as inscrições estão em português – Viva a Utopia! – numa clara alusão ao protagonista da Utopia, o navegador português Rafael Hitlodeu.
A mostra insere-se numa parceria do Museu da Imprensa com o CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (FLUP) e estará patente até 31 de Dezembro.
|
Votação aberta ao público
Durante a exposição, os visitantes poderão votar para o ‘prémio do público’ do PortoCartoon 2016, numa urna colocada na Biblioteca. A votação recairá sobre os desenhos destacados pelo Júri (premiados e finalistas).
Outras duas urnas estão colocadas junto das exposições do Aeroporto (Porto) e do Museu Nacional da Imprensa.
Esta votação está aberta a nível mundial, sendo que os cibernautas de qualquer parte do mundo poderão votar através de uma urna virtual patente no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org). |