Monthly Archives: Novembro 2012

Homenagem a Manuel António Pina
A luz das palavras
no Metro do Porto
O Poemas de Manuel António Pina circularam no Metro do Porto, no domingo, 18 de novembro, dia de aniversário do poeta e jornalista, falecido em Outubro.

Foram lidos poemas nas estações da Trindade e da Casa da Música e durante o percurso entre as duas estações, das 11 às 12,30 horas.

A sessão, organizada pelo Museu nacional da Imprensa, foi subordinada ao tema “A Luz das Palavras”, título da exposição documental que, no mesmo dia às 16 horas, foi inaugurada naquele museu.
Na estação da Casa da Música, atuou também o Coral de Letras, cantando ‘Heroicas’ de Fernando Lopes Graça

Museu da Imprensa presta homenagem
a Manuel António Pina – Fotobiografia


Exposições e lançamento de livros

O Museu Nacional da Imprensa inaugurou uma exposição documental de homenagem ao jornalista e escritor Manuel António Pina, no domingo 18 de novembro, dia do seu nascimento, às 16h. “A Luz das palavras” é o título desta homenagem que engloba várias iniciativas.

A exposição documental destaca três vertentes – Jornalismo, Poesia, Literatura Infantil – e apresenta dezenas de peças. Na mesma altura, a Porto Editora lançará dois livros de Manuel António Pina: “Aniki-Bobó” e “O Pássaro da Cabeça”.

A relação dos gatos com os escritores também tem um lugar especial na exposição, com uma coleção de textos variados sobre o tema. Vários escritores portugueses responderam a um inquérito promovido pelo Museu sobre a sua relação com os gatos.

A sessão começou no novo auditório do Museu com uma sessão de leitura de textos, sobretudo de poesia, e com a revelação de um inédito de Manuel António Pina.

A exposição documental conta com a colaboração de várias entidades, entre elas o Jornal de Notícias, periódico a que Manuel António Pina ficou ligado durante cerca de 40 anos.

São patrocinadores da mostra a Porto Editora e o ISMAI-Instituto Superior da Maia.
O Metro do Porto, a Naveprinter e a Norprint colaboraram com a iniciativa.

Pina na paleta d’Agostinho

IIntegrada nesta mostra foi também inaugurada, no Museu, uma exposição de Agostinho Santos, colega e amigo de Manuel António Pina. São 45 peças – desenhos, telas e esculturas – que enchem o título “Pina na Paleta d’Agostinho”.

Trata-se da primeira exposição plástica integralmente dedicada ao jornalista e escritor falecido a 19 de Outubro.

No seu conjunto, as exposições ficarão patentes até 31 de maio de 2013.

Fotobiografia

O Diretor do Museu Nacional da Imprensa, anunciou no dia 18 de novembro, durante a homenagem”, que será produzida uma fotobiografia do jornalista e escritor Manuel António Pina, em 2013.

Desta fotobiografia farão parte muitos dos documentos constantes da exposição.

Na mesma ocasião, Luís Humberto Marcos, informou que o concurso nacional “Textos de Amor” organizado pelo museu desde 2001, e que contou com o escritor como membro do júri em várias edições, irá ser renomeado de “Manuel António Pina”, em sua homenagem.