Exposições e lançamento de livros
O Museu Nacional da Imprensa inaugurou uma exposição documental de homenagem ao jornalista e escritor Manuel António Pina, no domingo 18 de novembro, dia do seu nascimento, às 16h. “A Luz das palavras” é o título desta homenagem que engloba várias iniciativas.
A exposição documental destaca três vertentes – Jornalismo, Poesia, Literatura Infantil – e apresenta dezenas de peças. Na mesma altura, a Porto Editora lançará dois livros de Manuel António Pina: “Aniki-Bobó” e “O Pássaro da Cabeça”.
A relação dos gatos com os escritores também tem um lugar especial na exposição, com uma coleção de textos variados sobre o tema. Vários escritores portugueses responderam a um inquérito promovido pelo Museu sobre a sua relação com os gatos.
|
A sessão começou no novo auditório do Museu com uma sessão de leitura de textos, sobretudo de poesia, e com a revelação de um inédito de Manuel António Pina.
A exposição documental conta com a colaboração de várias entidades, entre elas o Jornal de Notícias, periódico a que Manuel António Pina ficou ligado durante cerca de 40 anos.
São patrocinadores da mostra a Porto Editora e o ISMAI-Instituto Superior da Maia.
O Metro do Porto, a Naveprinter e a Norprint colaboraram com a iniciativa.
Pina na paleta d’Agostinho
IIntegrada nesta mostra foi também inaugurada, no Museu, uma exposição de Agostinho Santos, colega e amigo de Manuel António Pina. São 45 peças – desenhos, telas e esculturas – que enchem o título “Pina na Paleta d’Agostinho”.
Trata-se da primeira exposição plástica integralmente dedicada ao jornalista e escritor falecido a 19 de Outubro.
No seu conjunto, as exposições ficarão patentes até 31 de maio de 2013.
Fotobiografia
O Diretor do Museu Nacional da Imprensa, anunciou no dia 18 de novembro, durante a homenagem”, que será produzida uma fotobiografia do jornalista e escritor Manuel António Pina, em 2013.
Desta fotobiografia farão parte muitos dos documentos constantes da exposição.
Na mesma ocasião, Luís Humberto Marcos, informou que o concurso nacional “Textos de Amor” organizado pelo museu desde 2001, e que contou com o escritor como membro do júri em várias edições, irá ser renomeado de “Manuel António Pina”, em sua homenagem.
|