O cartunista Valeriu Kurtu, da Moldávia, conquistou o Primeiro Prémio do III Concurso Europeu de Cartoon, subordinado ao tema “Criatividade e Inovação”. O segundo prémio desta iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) foi atribuído a Plantu, grande figura do jornal francês “Le Monde”, e o terceiro a Alessandro Gatto, da Itália. O português Santiagu (António dos Santos) ganhou uma menção honrosa, com uma caricatura de Siza Vieira.
Registou-se a participação de mais de uma centena de humoristas de 30 países, com cerca de 350 desenhos. A Turquia é o país com mais participantes, logo seguido da Roménia, Espanha, Rússia, Eslováquia e Polónia.
A apreciação dos trabalhos concorrentes foi feita por um Júri internacional presidido por Peter Nieuwendijk, Presidente-Geral da FECO, e que integrou Xaquin Marín, ex-Director do Museo de Humor de Fene (Espanha) e Luís Humberto Marcos, Director do Museu Nacional da Imprensa.
A elevada qualidade dos desenhos levou o Júri a atribuir mais seis Menções Honrosas a artistas da Bélgica, Espanha, França, Itália, Roménia e Ucrânia.
Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema “Desigualdades, Discriminação e Preconceitos” e enquadra-se na linha de trabalho que o MNI tem vindo a desenvolver, no âmbito da promoção do desenho de humor, cuja expressão mais forte é o PortoCartoon-World Festival, iniciado em 1999.
A posição deste certame no pódio do humor mundial e a organização do Concurso Europeu de Cartoon, sempre subordinado aos temas anuais da União Europeia, reforçam a designação do Porto como “Capital do Cartoon”, feita internacionalmente em 2008.
O IV Concurso Europeu de Cartoon/European Cartoon Contest será subordinado Ano Europeu do “Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.
Menção Honrosa – Ludo Goderis – Bélgica Menção Honrosa – Agim Sulaj – Itália Menção Honrosa – Kazanevsky – Ucrânia
|
1º Prémio Valeriu Kurtu – Moldávia 2º Premio Plantu – França 3º Prémio – Alessandro Gatto – Itália Menção Honrosa – Mihai Ignat – Roménia Menção Honrosa – António Santos – Portugal Menção Honrosa – Napo – França Menção Honrosa – Harca – Espanha |