Monthly Archives: Março 2012

‘Passarola’ de Gusmão e aviões
Rio de Janeiro recebe
humor do PortoCartoon

A “passarola” de Gusmão (1709) é o mote da exposição do PortoCartoon-World Festival que o Museu Nacional da Imprensa leva ao Rio de Janeiro Portugal. Abre no dia 22, 5ª feira, na Sala de Cultura da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ficando patente até 2 de Abril.

A abertura coincide com o VI Forum de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa que decorrerá na mesma instituição.
A exposição é composta por 40 desenhos de grandes artistas do humor mundial, alguns deles brasileiros.

Chama-se “PortoCartoon-Aviões e máquinas voadoras” e pretende evocar a data da primeira experiência precursora da navegação aérea, desenvolvida em Lisboa, no reinado de D. João V, pelo famoso padre brasileiro Bartholomeu Lourenço de Gusmão.

O tema tem presente o impacto da aviação na actualidade e foi bandeira do PortoCartoon-World Festival organizado em 2009/2010 pelo Museu Nacional da Imprensa, instalado no Porto.

Esta é a primeira exposição daquele Museu no Rio de Janeiro e integra-se na linha de internacionalização que é seguida desde 1998, com a organização de um dos concursos mundialmente mais famosos do desenho de humor.Bartholomeu de Gusmão, natural de Santos, S. Paulo, Brasil, protagonizou a primeira experiência com um aeróstato de ar quente no mundo, facto que serviu de motor à exploração do espaço pelo homem. Durante os 300 anos subsequentes, a história da aviação encheu-se de momentos de diferentes tonalidades: dramáticos, festivos, hilariantes, ou simplesmente fantásticos.

A exposição já esteve patente em Brasília, em 2011, e apresenta os melhores trabalhos seleccionados pelo júri internacional do XII PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski (França), um dos mais credenciados cartunistas da actualidade.

O PortoCartoon tem tido a particularidade de ser subordinado, anualmente, a um tema de grande relevo internacional, como acontece este ano (13ª edição) com “Ricos, Pobres e Indignados”. A 12ª edição foi dedicada a “Comunicação e tecnologias” e as anteriores abordaram: a Água, a Mudança de Século/Milénio, o Desporto, Gutenberg, a Globalização, os Direitos Humanos, as Crises, etc.

Stuart e a BD
no Museu da Imprensa

O humor de Stuart vai estar no Museu Nacional da Imprensa, de 10 de Março a 31 de Maio, numa exposição que se integra MAB Invicta, festival internacional de multimédia, artes e BD.

A mostra – Stuart: BD e Azulejos – apresenta tiras cómicas das aventuras de Quim e Manecas, publicadas no jornal O Século e muitas outras participações artísticas do espírito multifacetado de Stuart.

Será também apresentada uma colecção de azulejos originais que ornamentavam a escadaria do Diário de Lisboa, doada por Ruella Ramos ao Museu. Trata-se de uma colecção singular, quer pelo que revela do artista, quer pelo local para onde os azulejos foram produzidos – o Diário de Lisboa (1921-1990), jornal emblemático na oposição à ditadura do Estado Novo.

A exposição ficará patente na Galeria Internacional do Cartoon, o único espaço dedicado ao humor permanentemente aberto (365/6 dias, ano) na Europa. Esta galeria reforça a dimensão de capital do cartoon atribuída ao Porto, na proclamação internacional feita a 23 de Junho de 2008, na Avenida dos Aliados, em dez línguas diferentes.

Stuart Carvalhaes (1887-1961) foi um dos mais talentosos artistas do humor português. Além de caricaturista, foi cenógrafo, figurinista e realizador de cinema. Fixou tipos e costumes de Lisboa como poucos o fizeram. Ainda antes dos 20 anos, começou a colaborar na imprensa e nela deixou o seu traço bem vincado, até morrer em 1961.

Além da participação em jornais e revistas, a exposição evidencia a qualidade artística de Stuart em partituras e capas de livros, patenteando a ampla gama de participações onde a sua arte do humor e da ilustração se impôs.

Textos de amor dão
viagem a Barcelona

Premiados               Finalistas

O Museu Nacional da Imprensa promoveu, de 14 a 20 de Fevereiro, a décima primeira edição do Concurso de Textos de Amor original.

Durante a “semana dos namorados”, o museu esteve aberto à recepção de textos originais alusivos ao amor e os visitantes puderam imprimir poemas de carácter amoroso.
Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país, o concurso vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa, com duas viagens e estadia em Barcelona, um passeio de barco à Régua, livros e cd-roms.

O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, motivar a emergência de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso, e divulgar alguns dos nossos melhores escritores líricos.
As edições anteriores foram muito participadas, tendo aquele museu recebido centenas de textos de amor, em prosa e poesia.
O concurso “Textos de Amor” é apoiado pela Ryanair, Hotel Barceló Sants e DouroAzul.

Ronaldo vence prémio
do público pela 2ª vez
O cartunista brasileiro Ronaldo foi o vencedor do “Prémio do Público” do XIII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Já em 2007 o mesmo artista havia conquistado o ‘voto popular’.
O desenho agora premiado por cibernautas e visitantes dos locais onde havia urnas tinha sido menção honrosa na opinião do Júri internacional presidido por Wolinski. Trata-se de um desenho que mostra a ligação de um bebé à mãe via telemóvel. O tema do PortoCartoon de 2011 era precisamente “Comunicação e Tecnologias”.
Ronaldo da Cunha Dias é médico-cirurgião em Rio Grande do Sul e dedica-se à caricatura desde 1985. Já publicou quatro livros de cartoons e recebeu dezenas de prémios em festivais nacionais e internacionais. Presença habitual nos mais prestigiados festivais de humor, tem concorrido quase sempre ao PortoCartoon.
A votação decorreu entre final de Junho e Dezembro e recolheu milhares de votos, através da Internet e dos boletins apresentados no Museu, no Aeroporto do Porto e no espaço CCB da Rua Miguel Bombarda, no Porto.