Uma exposição virtual com cartoons evocativos do pioneirismo de Bartolomeu de Gusmão, produzida pelo Museu Nacional da Imprensa, está patente desde 23 de Agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A novidade acompanha o lançamento de uma coleção Brasiliana da Bibiloteca Joanina – perfis de notáveis brasileiros – que abre precisamente com uma obra sobre o ‘padre voador’ que em 1709 fez subir em Lisboa o primeiro aeróstato. No Memorial do Convento de José Saramago, Bartolomeu de Gusmão é uma das personagens marcantes.
Nascido em Santos, S. Paulo, Bartolomeu Lourenço de Gusmão serviu a corte de D. João V e foi perseguido pela Inquisição.
O pioneirismo de Gusmão serviu de mote ao PortoCartoon-World Festival de 2010, subordinado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras”. Na altura participaram cartunistas de mais de 70 países, mostrando o relevo do tema e da evocação.
Os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional, presidido por George Wolisnki, integram esta Exposição Virtual que, após a apresentação do livro, ficará patente nos ecrãs da universidade. Esta Exposição Virtual – musicada e com trinta obras – tem a sua estreia precisamente na Universidade do Rio de Janeiro, uma das mais importantes do Brasil.
Registe-se que uma exposição sobre o mesmo tema está fisicamente patente, até 16 de setembro, no Espaço Chatô, em Brasília, tendo sido inaugurada a 9 de Agosto.
Esta internacionalização do PortoCartoon corresponde à uma política de reforço das actividades do Museu Nacional da Imprensa no estrangeiro. |
Organizado anualmente por este museu, o PortoCartoon é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três mais importantes concursos do mundo. As suas mostras já estiveram patentes nos seguintes países, além do Brasil (desde 2005): Argentina, Espanha, França e México, em alguns deles mais do que uma vez. Em Novembro, outra exposição será apresentada na Bolívia.O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, em Portugal, e possui um dos mais importantes patrimónios tipográficos do mundo. É também um dos raros museus do mundo que nunca fechou desde que foi inaugurado em 1997, funcionando 365 dias/ano. A par desta actividade, o museu português tem valorizado o ciberespaço com museus virtuais, caso do museu virtual do cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) e do museu virtual da imprensa (www.imultimedia.pt/museuvirtpress), ambos pioneiros na altura em que foram lançados na Internet.
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