Monthly Archives: Junho 2020

PortoCartoon no Alameda Shop & Spot
Bob Dylan em exposição virtual
XXIPC_PEC_BDylan_1oPremio_Brasil_LCFernandes
1º Prémio Bob Dylan
Luiz Carlos Fernandes – Brasil
XXIPC_PEC_BDylan_2oPremio_Portugal_ASantiagu
2º Prémio ex-aequo Bob Dylan
António Santos Santiagu – Portugal
Uma quarentena de caricaturas de Bob Dylan integra a exposição virtual do PortoCartoon, Alameda Shopping, a partir de 1 de julho.

A exposição, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, ficará patente no sítio digital do Alameda até ao final do mês.

O lançamento muito recente do novo album de Dylan dá pertinência a esta mostra sobre o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2016.   O cantor e poeta foi a figura mais caricaturada pelos artistas do humor de todo o mundo, no âmbito do PortoCartoon, desde 2013, altura em que foi criado o Prémio especial de Caricatura, dentro do PortoCartoon-World Festival. Outras figuras de edições anteriores como Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen e Amália, ou Cristiano Ronaldo, não superaram Dylan.

O vencedor deste prémio foi o artista brasileiro Luiz Carlos Fernandes.  O segundo prémio ex-aequo, foi  respetivamente atribuído a David Rowe, da Austrália, e ao português António Santos (Santiagu). O terceiro premio coube a  Turcios, artista boliviano a viver em Madrid.

A exposição integra estes trabalhos e outros de dezenas de artistas de vários continentes.

22º PortoCartoon apresenta
EINSTEIN na Reitoria da Universidade do Porto
XXIIPC_AEinstein_1oPremio_Brasil_AugustoFilho
Augusto Gomes de Oliveira Filho – Brasil

XXIIPC_AEinstein_2oPremio_Brasil_MarcusSantos
Marcus Santos – Brasil

Setenta caricaturas de Einstein integram a exposição que abre na 2ª feira, dia 22 de junho, às 18 horas, na Reitoria da Universidade do Porto.

Trata-se do Prémio Especial da Caricatura da edição deste ano do PortoCartoon-World Festival, com desenhos vindos da Nova Zelândia até ao México, passando pelo Vietname, China e India, por África (Angola e Marrocos) e por vários países da Europa. Brasil, Irão e Portugal são os países mais representados.

XXIIPC_AEinstein_3oPremio_Portugal_AurelioMesquitaAurélio Mesquita – Portugal

Esta latitude geográfica, que abrange 32 países, mostra bem como o Nobel da Física de 1921 espalhou a sua teoria da relatividade pelos mais diversos cantos do mundo. As particularidades científicas de Albert Einstein (1879-1955) figuram em diversas caricaturas, designadamente a descoberta do ‘efeito fotoeléctrico’ que justificou o Prémio Nobel da Física em 1921.

A exposição mostra apenas uma parte das mais de 230 obras recebidas nesta categoria, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), entidade organizadora do certame.

A mostra tem a curadoria de Luiz Humberto Marcos, diretor do MNI, e vai ficar patente na Casa Comum da UP até 18 de setembro.

Plantu vence Grande Prémio
PortoCartoon 2020
Figura emblemática do jornal Le Monde e um dos mais importantes caricaturistas do mundo,  Plantu conquistou o Grande Prémio do 22º PortoCartoon-World Festival.

XXIIPC_GrandePremio_Franca_Plantu

Grande Prémio – Plantu, França

Organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, o tema de 2020 perfilha os ODS da ONU relacionados com a erradicação da Fome e da Pobreza (ODS 1 e 2) e as Desigualdades.(ODS 10)

XXIIPC_2oPremio_Alemanha_HelmutJacek

Segundo Prémio – Helmut Jacek, Alemanha

XXIIPC_3oPremio_Espanha_DavidVela

Terceiro Prémio – David Vela, Espanha

O Segundo Prémio foi atribuído a Helmut Jacek, da Alemanha , e o Terceiro Prémio a David Vela, de Espanha.

A qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 20 Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Brasil, Colômbia, Holanda, Inglaterra, Indonésia, Itália, Irão, México Portugal.

Em apreciação estiveram mais de 2600 obras, de cerca de 600 artistas, oriundos de 70 países distintos, de todos os continentes. Pela primeira vez a Arábia Saudita está presentada. Estes números assinalam mostram um nível de participação idêntico ao de 2019 .

Buarque e Einstein dão prémios a brasileiros

A edição deste ano contemplou dois Prémios Especiais de Caricatura centrados nas figuras de Chico Buarque, (Prémio Camões 2019) e Albert Einstein, nobel da Física. Os vencedores foram, respetivamente, Dalcio Machado e Augusto Filho, ambos do Brasil.

Irão, Turquia, Brasil e China foram os países com maior participação.

Esta 22º edição o PortoCartoon volta a reforçar o lugar deste certame no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto com o ‘Capital do Cartoon’, proclamada em 2008.

O Júri internacional do 22º PortoCartoon teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri. Integraram o Júri 2020: Peter Nieuwendjik (presidente da FECO), Maria Milano (designer italiana), Roberto Merino (encenador), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa).

Os vencedores do 22º PortoCartoon receberão os troféus (desenhados por Siza Vieira) e os Prémios durante uma  cerimónia oficial de abertura da exposição, que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa no  próximo ano.