Monthly Archives: Janeiro 2022

Letras e Poetas em “gravura verde”
no Museu da Imprensa
LetrasEPoetas_GravurasDeAurelioMesquita_Sramago_p

Abre no dia 29 de janeiro, pelas 15.30h, a exposição “Letras e Poetas”, gravuras de Aurélio Mesquita, no Museu Nacional da Imprensa.

Trata-se, no seu conjunto de 40 gravuras feitas com materiais reciclados, como cartões e embalagens para comida ou pacotes de sumos, colagens, areias escolhidas, caracteres didáticos para brincar, cascas de ovo e  fita-cola,  dando-lhe uma inesperada vida com efeitos gráficos.

 

Segundo o autor,  foram maioritariamente criadas nos meses mais cerrados da pandemia do Covid-19 em 2020. Confessa: Confrontando a nossa fragilidade, longa e ordeiramente confinados a quatro paredes e pouco mais, aconteceu todavia uma certa acalmia que foi favorável ao trabalho artístico.

Cada gravura impressa nasceu de uma síntese de estudos e arranjos gráficos, de modo a incluir as formas de letras do nosso alfabeto como referencial da antiga tipografia. Outras cópias, de composição mais livre, “expressam uma idioglossia muito própria feita de estranhos caracteres inventados”.

Cerca de metade da exposição constitui uma homenagem a vários poetas preferidos pelo artista que, no começa da sua atividade profissional, foi tipógrafo. Alguns dos poetas evocados são figuras maiores da literatura portuguesa, como Luis de Camões, Fernando Pessoa, Mário Cesariny, Saramago e Herberto Helder, entre outros.

Esta exposição de gravura verde, ou eco-gravura, ficará patente ao público até 13 de março.

O Museu Nacional da Imprensa, instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto de 2ª a 6ª feira das 10.30h-12.30h  e das 14.30h-18.00h e aos fins de semana e feriados, das 14.30h-18.00h.

PortoCartoon na Anadia
Saúde e Picasso
são temas de humor mundial
XXIIIPC_GrandePrem_Brasil_CauGomez_APeste2021_TP

XIXPC_Picasso_MencaoHonrosa_Santiagu_Portugal

Abrem no dia 15 de janeiro, às 16.30h, no Museu do Vinho da Bairrada, duas exposições do PortoCartoon-World Festival sobre Saúde e o pintor Picasso.

São, no seu conjunto, cerca de duzentas obras que ficarão expostas em duas salas distintas daquele museu da Anadia.

O tema da Saúde integra-se no 23º PortoCartoon que contemplou o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Para a organização liderada por António Guterres, a saúde é hoje um dos pilares fundamentais de defesa da humanidade.

A oportunidade do tema está bem patente na mostra, com dezenas de desenhos de artistas de vários cantos do mundo, muitos deles sobre a pandemia.

Os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional podem ser apreciados, designadamente o Grande Prémio conquistado pelo artista brasileiro Cau Gomez, com obra intitulada “A Peste”. Trata-se de uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente e os cordelinhos do fenómeno.

XIXPC_Picasso_1Premio_DálcioMachado_Brasil

Picasso na Caricatura Internacional

Integrada numa nova faceta do PortoCartoon, de homenagem a grandes personalidades internacionais, a exposição “Picasso na caricatura internacional” mostra como dezenas de artistas interpretam o grande pintor cubista.

Estão patentes mais de setenta trabalhos de artistas de trinta países, entre os quais a Bulgária, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Escócia, Egipto, Índia, Montenegro, Polónia, Roménia, Sérvia, Suécia e Ucrânia, além de Portugal. Além do 1º prémio atribuído a Dálcio, do Brasil, podem ser apreciadas as Menções Honrosas atribuídas aos portugueses António Santos/Santiagu e Fernando Saraiva (escultura).

Esta exposição apresenta também um conjunto de livros sobre a vida e obra de Picasso.

Ambas as mostras integram-se numa parceria do Museu Nacional da Imprensa (entidade organizadora do PortoCartoon) com a Câmara da Anadia e ficarão patentes ao público até 30 de abril.