Monthly Archives: Dezembro 2018

Vencedores do Concurso Textos de Amor 2018
ConcursoDeTextosDeAmor_2018_logo

Celso Alves Pais foi o vencedor do Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina 2018, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), com o texto “Timóteo, O Lavrador”.

Os prémios foram anunciados no dia 8 de dezembro, no MNI, durante uma cerimónia de homenagem ao jornalista, poeta e escritor Manuel António Pina.

O Júri foi constituído por Fernando Pinto do Amaral, diretor do Plano Nacional de Leitura, José Luís Pires Laranjeira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luísa Paolinelli, da Universidade da Madeira, e Luiz Humberto Marcos, diretor do MNI.

O segundo lugar foi atribuído a “A Casa Amarela”, de Fernando Jorge Costa Paulino, e o terceiro a Adriana Rocha, com o texto “O improvável”.

20181208_153456

Mensagem Ministra da Cultura, Texto Diretor MNI, Texto Membro Júri, Pires Laranjeira

20181208_151711

Foram atribuídas, ainda, 15 Menções Honrosas:

Alberto Pereira, com o texto “AMOR NO PÂNTANO”, a Lília Tavares, com o texto “CORPOS DE POMPEIA”, a Ana Paula da Conceição Nunes, com o texto “Em silêncio”, a Nelson Ferraz, com o texto “às vezes, não sou, mas amo-te”, a José Adelino Pereira Filipe, com o texto “Génese, Fotossíntese e Revelação“, a João Orlando Pereira Machado, com o texto “Rebolando”, a Rui Alberto Cruz de Sousa, com o texto “Delírio ao redor de Álvaro de Campos”, a António Lúcio e Silva Soares, com o texto “MacAmor”, à Turma do Pré-escolar do Jardim-Escola João de Deus de Albarraque- Bairro da Tabaqueira, com o texto “O amor é…”, a Ricardo Ferreira de Almeida, com o texto “com que pé começamos?”, a Ana Conceição Bernardo, com o texto “DECLARAÇÃO DE AMOR AO FACEBOOK”, a Tânia Sardinha Vieira, com o texto “Talvez um capítulo a destempo”, a Camila Sardinha Ré Vieira dos Santos (aluna do 3.º ano do 1.º CEB), com o texto “Quando eu digo”, a Inês Vieira, com o texto “O piano” e a Patrícia Brásia, com o texto “Fiz as contas”.

20181208_152128 20181208_153222

Direitos Humanos em Rota do Humor
70AnosDecDireitosHumanos_Cartaz_POR

Uma “Rota do Humor pelos Direitos Humanos” vai juntar vários países, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que arranca no próximo sábado, dia 8.

O objetivo é celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

A evocação iniciar-se-á na sede do MNI, em dezembro, com uma mostra de desenhos das várias edições do PortoCartoon sobre essa temática, que se irá renovando, com carácter permanente.

A exposição terá uma ramificação na belíssima Estação de S Bento e outra no Metro da Trindade (esta virtual), e espalhar-se-á por diversos países, do Porto ao México.

A nível nacional e internacional, a mostra terá duas vertentes: extensões da exposição e evocações virtuais em Museus, galerias e espaços culturais, reunindo no seu conjunto cerca de 300 desenhos de artistas de todo o mundo.

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, é trilingue (PT, ES e EN) e aborda os 30 artigos da Declaração.

No Museu, a exposição irá ficar patente até dezembro de 2019, com a inserção mensal de novos desenhos, tornando-se assim uma forma contínua de celebração dos 70 anos da célebre declaração.

Esta mostra internacional tem o apoio institucional da Comissão Nacional UNESCO.

PRÉMIOS Textos de Amor
ConcursoDeTextosDeAmor_2018_logo
M . A. PINA
no Museu da Imprensa

Vão ser entregues, no próximo sábado, dia 8, às 15 horas, no Museu Nacional da Imprensa, os prémios do 18º Concurso Textos de Amor Manuel António Pina.A sessão servirá também para assinalar o 75º aniversário do nascimento daquele jornalista e escritor, vencedor do Prémio Camões em 2011.O concurso decorreu em fevereiro e teve a participação de cerca de 500 textos.O Júri, composto por Fernando Pinto do Amaral (Plano leitura, Lisboa), Luísa Paolinelli (Univ. da Madeira), Pires Laranjeira (Univ. de Coimbra), e Luiz Humberto Marcos (ISMAI e Diretor do Museu) fez a seleção e avaliou os melhores trabalhos, ficando para sábado a revelação dos premiados.O MNI pretende com esta iniciativa, começada em 2011, estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.Centenas de participantes de diferentes pontos do país, incluindo os Açores e Madeira, aderiram já às edições anteriores e o resultado foi editado em dois livros.

A seguir à sessão de entrega de Prémios, com leitura de poemas de Manuel António Pina e vencedores, será inaugurada a exposição Rota de Humor sobre Direitos Humanos.