Monthly Archives: Fevereiro 2018

Vinho do Porto com Humor no Shopping La Vie Porto

VinhoDoPorto_2oPremio_PedroSuarez_CubaCartoon de Pedro Suarez (Cuba)

Cerca de 50 desenhos relacionados com a temática do Vinho do Porto vão estar em exposição no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, a partir do dia 1 de março.

A exposição resulta do desafio lançado pelo PortoCartoon-World Festival para assinalar os 250 anos da criação da Região Demarcada do Douro.

Dezenas de cartunistas de países distintos responderam ao convite para o Prémio Especial Vinho do Porto. Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia são os países representados na mostra.

“Vinho do Porto no Humor Mundial” representa um hino de humor ao vinho e à linguagem universal do cartoon.

Esta é a terceira exposição PortoCartoon que os Centros Comerciais La Vie recebem, no âmbito de uma parceria estabelecida com o MNI. Em setembro de 2017 o La Vie Porto recebeu a mostra dedicada ao cineasta Manoel de Oliveira e vai agora acolher a exposição sobre o Vinho do Porto. Em janeiro as caricaturas da modela Sara Sampaio brilharam no La Vie Caldas da Rainha.

VinhoDoPorto_3oPremioExAequo_HeinoPartanen_FinlandiaCartoon de Heino Partanen (Finlândia)

Estão já agendadas mais exposições PortoCartoon para os Centros Comerciais desta cadeia, situados no Porto, Caldas da Rainha e Guarda.

A mostra de humor ficará patente até ao dia 13 de abril, no La Vie Porto.

VinhoDoPorto_3oPremioExAequo_SaitMunzur_TurquiaCartoon de Sait Munzur (Turquia)

Morreu FORGES | Viva o Humor!
O PortoCartoon-World Festival regista a morte de FORGES, figura incomparável do humor gráfico espanhol.

A seu desaparecimento físico, noticiado hoje (22.02), chama a atenção para a sua obra imensa, patente nas mais variadas publicações. No El País,
onde presenteava, todos os dias, os seus leitores, na página de opinião, Forges foi sempre o artista atento, incisivo e ‘castigador’ do statu quo.
As suas últimas vinhetas ficam para a história de um humorista genial reconhecido por um traço grosso inconfundível. A sua marca digital.

Pedimos a Xaquin Marin, também humorista gráfico e membro do Júri do PortoCartoon desde a 1ª edição (1999), um pequeno apontamento biográfico de Forges.

Aqui está.

FORGES 

Antonio Fraguas de Pablos “FORGES”. Caricaturista nacido en Madrid no 1942, alcanzó el éxito por ser quién de retratar a la sociedade española contemporánea cos seus defectos e virtudes e ata coa singular linguaxe po cotía, e mesmo aportando expresións que chegaron a ser adoptadas polo pobo.

Cun debuxo certeiro e sinxelo, contornos de trazo groso e globos peculiares, FORGES usou o humor en defensa dos desfavorecidos e sempre nunha postura progresista, dulcificado polo gracexo dos textos, o que lle valeu o favor do público e o máximo respecto da profesión, desde os seus principios no diario “Informaciones”, ata a viñeta diaria en “El Pais”, pasando por prácticamente todas as revistas de humor que se fixeron en España, tamén polos innumerables libros, fascículos, dúas películas, colaboracións en radio e TV…

Medalla de Oro a las Bellas Artes, Premio Nacional de Periodismo2012, Doctor Honoris Causa de la Universidad de Alcalá 2016, entre moitisimos máis galardóns.

Logo dunha serie de malas noticias que acosan o mundo da creación en España: Despidos, peches de publicacións, censura, leis restrictivas, impostos… A morte de FORGES, ven colmar un vaso xa demasiado cheo.

HABERÁ QUE BOTARLLE MOITO HUMOR.

 Xaquin Marin

Fene, 22.02.2018”

 

Mais informações:

Notícia El Pais

Notícia El Mundo

Notícia La Vanguardia

 

 

PortoCartoon mostra Sara Sampaio no Aeroporto do Porto

Caricatura de Pedro Silva (Portugal)

Mais de três dezenas de caricaturas sobre Sara Sampaio vão estar em exposição, a partir do dia 27 de fevereiro, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A mostra faz parte do Prémio Especial de Caricatura do 18.º PortoCartoon-World Festival, dedicado à modelo portuguesa.

A recente estreia de Sara Sampaio na sétima arte, no filme “O Figurante”, com data de lançamento marcada para 22/02 em Portugal, foi o mote para o Museu Nacional da Imprensa promover a exposição e assinalar o marco.

Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Espanha, Finlândia, Índia, Indonésia, Irão, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suíça, Tailândia e Turquia são os países representados na mostra.

A exposição originária foi inaugurada durante o 18.ºPortoCartoon, na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, contando com a presença dos artistas premiados e dos pais da modelo.

Esta secção do certame de humor, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, teve início em 2013 com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram, para além de Sara Sampaio, Nelson Mandela, Siza Vieira, Hemingway, Chaplin, Cristiano Ronaldo e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso.

Caricatura de Alireza Pakdel (Irão)

Para a 20.ª edição (2018) foram indicadas as figuras de Amália Rodrigues e Woody Allen para serem caricaturadas pelos artistas internacionais. “LIMPAR O PLANETA” surge como tema principal. A receção de trabalhos ocorre até ao dia 28 de fevereiro.

A exposição “Sara Sampaio no Cartoon Internacional” poderá ser vista até junho.

Manoel de Oliveira em Caricatura no Shopping Península

Caricatura de Ivan Prado (Alemanha)

Cerca de 40 caricaturas do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) vão estar em exposição no Península Boutique Center, no Porto, a partir do próximo dia 17 de fevereiro (sábado).

A mostra, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, baseia-se no Prémio Especial de Caricatura dedicado a Manoel de Oliveira no XV PortoCartoon-World Festival. As obras pertencem a artistas de 17 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Croácia, Espanha, Irão, Israel, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Foi precisamente com a figura de Manoel de Oliveira, juntamente com o Nobel José Saramago, que o MNI lançou um novo Prémio, em 2013, relacionado expressamente com a caricatura. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram Nelson Mandela, Siza Vieira, Sara Sampaio, Chaplin e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso. Para 2018 foram apontadas as figuras de Amália Rodrigues e Woody Allen para serem caricaturadas pelos artistas de todo o mundo.

Caricatura de Santiagu (Portugal)

 

De relembrar que está a decorrer a receção de trabalhos para o 20.º PortoCartoon-World Festival, até 28 de fevereiro, subordinado ao tema “LIMPAR O PLANETA”. No âmbito da 20.ª edição foi lançado um novo concurso, o PortoCartoon Juvenil, cuja receção de trabalhos termina na mesma data.

Caricatura de Catarina Morais (Portugal)

Esta exposição representa a sétima evocação feita pelo Museu Nacional da Imprensa ao cineasta e ao seu trabalho. Em 2013, Manoel recebeu em sua casa os principais vencedores do XV PortoCartoon e, divertido, apreciou as diferentes caricaturas. Aquando da celebração dos 100 anos do cineasta foi realizada uma ampla exposição sobre a sua vida e obra; também já teve exposições na Câmara de Lobos, na Madeira, e no Aeroporto do Porto e, mais recentemente, uma exposição de caricaturas e recortes de imprensa no Centro Comercial La Vie Porto Baixa.

A mostra de humor dedicada a Manoel de Oliveira poderá ser visitada até ao dia 11 de março, no Península Boutique Center.

Gravura de José Rodrigues imprime-se no Dia dos Namorados
O Museu Nacional da Imprensa vai “inaugurar” uma máquina minerva de impressão Original Heidelberg*, recentemente restaurada, no Dia dos Namorados , disponibilizando aos visitantes a gravura sobre o amor baseada num desenho de José Rodrigues.

A gravura especial que estará disponível para impressão serviu para ilustrar as capas dos dois livros editados pelo MNI, com os textos vencedores do Concurso Textos de Amor Manuel A. Pina.

De relembrar que a ‘semana do amor’ no MNI começa no dia 12 de fevereiro, prolongando-se até dia 18/02. Durante toda a semana os visitantes podem imprimir poemas de Manuel António Pina, Almeida Garrett e cantigas de amor, nos prelos-relíquia e minervas manuais do Museu. Nesse período decorre também a receção dos textos para a 18.ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina. Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio disponível nas instalações do MNI ou aqui, no site oficial.

O mês dos namorados vive-se intensamente no Museu!

Venha expressar o seu amor connosco!

Imprimindo-o e escrevendo-o.

 Regulamento do Concurso

*MINERVA DE IMPRESSÃO ORIGINAL HEIDELBERG

ALEMANHA 1950 (aprox.)

As minervas de impressão Heidelberg, utilizadas desde os anos 20 do Século XX, permitiram a muitas tipografias um enorme salto qualitativo e quantitativo na produção.

Dotadas de enorme robustez e simples manejo apresentam, entre outros, alguns avanços técnicos: réguas especiais de registo (permitindo a impressão de papel até à margem), saída da folha controlada aerodinâmicamente, calhas dos rolos superiores amovíveis, pulverizador incorporado, etc.

Constituem um dos modelos de máquinas de impressão mais famosos em todo o mundo, sendo comum o seu aparecimento em muitas das tipografias portuguesas.

Era também conhecida pelo seu “moinho de vento” – dispositivo de pinças automático de distribuição do papel.

Utilizada nos referidos serviços até abril de 2004, servia para imprimir ofícios internos, envelopes e numeração até formato A3.

Executava também relevo, corte e vinco.

Imprimia 4000 exemplares por hora.