Monthly Archives: Junho 2019

PASQUIM combateu
a ditadura brasileira
SAM_0122 +

Faz amanhã, 26 de junho, 50 anos que um pequeno grupo de jornalistas brasileiros criou o Pasquim, jornal satírico que combateu a ditadura militar, a partir do Rio de Janeiro.

O PortoCartoon 2019 inaugurou, anteontem, uma exposição evocativa – Pasquim-50 anos – constituída por dezenas de jornais e almanaques e que ficará patente até final de outubro.

Para esta exposição, o Museu Nacional da Imprensa contou com o apoio de um dos principais fundadores do jornal, Jaguar, que fez um desenho – com o seu rato bizarro, o SIG – expressamente para a mostra.

O Pasquim durou mais 22 anos (até 1991), conheceu a censura e alguns dos seus jornalistas estiveram presos. De pequena aventura, transformou-se num sucesso editorial e chegou a vender 200 mil exemplares.

SAM_0119 desenho Jaguar exclusivo para a expo

O jornal agregou uma geração extraordinária composta pelos melhores jornalistas brasileiros de humor de sempre: Jaguar, Ziraldo, Paulo e Chico Caruso, Luís Fernando Veríssimo (ainda ativos) e tantos outros como Millôr Fernandes, Henfil, Fortuna.

Nessa aventura também colaboraram nomes grandes das letras como o nobel Gabriel Garcia Márquez (um dos textos, sobre Portugal, está patente na exposição) e Ferreira Gullar (Prémio Camões), além de Wolinski e do arquiteto Oscar Niemeyer. Outros colaboradores: Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Caetano Veloso e, obviamente, Chico Buarque da Holanda, o mais recente “prémio Camões”. Chico Buarque aparece logo no nº 1 do Pasquim, assinando uma crónica enviada de Roma, onde estava  exilado.

Durante a inauguração de “Pasquim-50 anos”, Fausto Longo, deputado no parlamento italiano em representação da América Latina, falou da importância do jornal no combate à ditadura brasileira. Como fundador e ex-diretor do Salão de Piracicaba criado há 46 anos, Fausto Longo fez também referência ao valor do humor e da parceria PortoCartoon-Salão de Piracicaba iniciada em 2005. Na sua opinião, “o Brasil precisa hoje de um novo Pasquim”.

Esta exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos.

SAM_0112 +

Ministra da Cultura
saúda PortoCartoon’19
Mensagem da Senhora Ministra da Cultura - PortoCartoon.docx
“Humor é fundamental na vida democrática”

Graça Fonseca enviou uma mensagem à cerimónia oficial do PortoCartoon, realizada esta tarde no Museu Nacional da Imprensa, considerando que “o humor, tanto pela dimensão lúdica como pela profunda crítica que pode conter, é fundamental na vida democrática”. Acrescenta a Ministra da Cultura que o humor é “ao mesmo tempo, um gesto de oposição às forças que ameaçam a convivência plural, inclusiva e participada”.

Depois de destacar a importância além fronteiras do PortoCartoon, Graça Fonseca afirma também que o humor e o desenho “são instrumentos de resistência ao poder que com eles não sabe conviver”.

Durante a cerimónia oficial, foram entregues diversos prémios aos vencedores da XXI edição do PortoCartoon, além do troféu desenhado por Siza Vieira e de vinho do Porto, instituído como embaixador do certame.

O Grande Prémio foi atribuído a Luc Descheemaeker, com o trabalho Money Language.

PASQUIM-50 anos

Um desenho de Jaguar expressamente feito para a exposição “Pasquim-50 anos” constitui uma das cem peças que evocam aquele jornal satírico, criado em 1969 no Rio de janeiro. Jaguar foi um dos seus fundadores e contou ao PortoCartoon o processo de crescimento do jornal até 1991, altura em que encerrou.

Durante a inauguração, Fausto Longo, deputado no parlamento italiano em representação da América Latina, falou da importância do Pasquim no combate à ditadura brasileira. Como fundador e ex-diretor do Salão de Piracicaba criado há 46 anos, Fausto Longo fez também referência ao valor do humor e da parceria PortoCartoon-Salão de Piracicaba iniciada em 2005.

Esta é uma das exposições patentes no museu, no âmbito do PortoCartoon-World Festival.

Galeria no Alameda mostra o PortoCartoon

Nesta edição do PortoCartoon foi inaugurada, sábado à noite, uma galeria de arte no centro Comercial Alameda com a exposição de Agim Sulaj, prémio do público 2018 (de Itália para o mundo).

Caricaturas de Magalhães em Gaia

Antes da cerimónia oficial no museu, foi inaugurada no espaço Corpus Christi a exposição do Premio Especial de caricatura de Fernão de Magalhães cujo o primeiro prémio foi atribuído a Pedro Ribeiro Ferreira.

HUMOR de excelência
espalha-se pelo Grande Porto
Dezenas de Caricaturas de Fernão de Magalhães em Gaia

Cerca de mil desenhos integram o 21º PortoCartoon-World Festival que se espalhará pelo Grande Porto, em junho.  “Línguas e Mundo” – levou centenas de cartoonistas a refletirem sobre o tema central escolhido para 2019, em sintonia com a caraterização emblemática da ONU – “ano das línguas indígenas”.

Como é já habitual, esta 21ª edição vai contar, também, com diversas exposições, a Festa da Caricatura, o descerramento de uma escultura alusiva ao Grande Prémio e a Rua do PortoCartoon. Estes são alguns dos ingredientes que pretendem reforçar, uma vez mais, a imagem do Porto como ‘Capital do Cartoon’ (proclamação de 2008).

O certame abre oficialmente com a Cerimónia de Entrega de Prémios e troféus (desenhados por Siza Vieira) e inauguração da exposição, no MNI. A mostra ficará patente na Galeria Internacional do Cartoon (Museu Nacional da Imprensa) até fim de dezembro.

A edição de 2019 deste Festival de desenho humorístico apresenta um elevado número de trabalhos, entre premiados, selecionados e mostras paralelas, fazendo do PortoCartoon uma das maiores mostras mundiais de humor. O tema principal – Línguas e Mundo – vem, novamente, frisar a preocupação do festival relativamente às grandes temáticas da atualidade.

A Festa da Caricatura decorrerá na Estação de Porto – S. Bento. Integrado nas Festas do S. João, o PortoCartoon inclui ainda no seu programa outras iniciativas, como a rua do PortoCartoon, que este ano será a R.  S. João, o descerramento de uma escultura, mostras no Via Catarina e em muitos outros locais da cidade, além de encontros com os cartunistas vencedores.

XXIPC_GrandePremio_Belgica_LDescheemaeker

O artista belga Luc Descheemaeker conquistou o Grande Prémio do 21º PortoCartoon-World Festival. A obra vencedora intitula-se “Money Language” e representa um camaleão/Trump, com uma língua de dólares.

XXIPC_2oPremio_Croacia_MMihatov

O Segundo Prémio foi atribuído a Mojmir Mihatov, da Croácia.

XXIPC_3oPremio_Espanha_DVela

O Terceiro Prémio foi atribuído a David Vela, de Espanha.

O vencedor do Grande Prémio do 21º PortoCartoon-World Festival marcará presença em todo o programa do festival organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

Na exposição patente no MNI, poderão ver-se todos os trabalhos selecionados pelo Júri Internacional.

Em apreciação estiveram cerca de 2700 obras, de mais de 620 artistas, oriundos de 73 países distintos, de todos os continentes. Estes números assinalam um recorde nunca registado nas edições anteriores, em termos de artistas e obras.

XXIPC_MH_Indonesia_JKustana_TL

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda 19 Menções Honrosas a artistas de países tão diferentes como Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Cuba, Indonésia, Irão, Portugal, Roménia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

O Júri do 21º PortoCartoon teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri. Integraram o Júri 2019: Peter Nieuwendjik (presidente da FECO), António Ponte (Diretor Regional Cultura Norte), Maria Milano (ESAD), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador chileno) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

A escultura baseada no desenho “Money Language”, que conquistou o Grande Prémio 2019, é da autoria de Grécia Paola e será implantada numa zona movimentada da cidade invicta.

O PortoCartoon 2019 inclui ainda a exposição do 45.º Salão de Piracicaba (S. Paulo), com base num protocolo estabelecido em 2005 entre o Museu Nacional da Imprensa e a Prefeitura Piracicaba. Esta mostra está patente no Via Catarina, desde 21 de maio.

O artista italiano Agim Sulaj, vencedor do Prémio do Público 2018, com a obra “Plástica” apresentará uma exposição antológica que ficará patente no centro comercial Alameda (Antas).

Exposições em Gaia e Gondomar

Seguindo a linha iniciada em 2013, com a introdução deste campo da Caricatura no PortoCartoon, a edição deste ano contemplou dois Prémios Especiais de Caricatura centrados nas figuras de Fernão de Magalhães, evocando os 500 anos da viagem de circum-navegação, e Bob Dylan, músico e prémio nobel da Literatura. Os vencedores foram, respetivamente, Pedro Ribeiro Ferreira (Portugal) e Luiz Carlos Fernandes (Brasil).

XXIPC_PEC_FMagalhaes_1oPremio_Portugal_PRFerreira

XXIPC_SCA_BDylan_FirstPrize__Brazil_Luiz_Carlos_Fernandes

Depois de  terem estado em Matosinhos caricaturas de Bob Dylan, a mostra sobre Fernão de Magalhães poderá ser vista em Gaia, no emblemático espaço do Convento Corpus Christi.

Esta secção da caricatura já contemplou várias figuras nacionais e internacionais: Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Siza Vieira, Ronaldo, Chaplin, Picasso, Hemingway, Woody Allen e Amália, entre outros.

O Tema Livre do PortoCartoon ficará exposto na Casa Branca de Gramido, Gondomar, numa mostra que reúne dezenas de desenhos sobre jornalismo, assédio, tatuagens, pobreza e discriminação racial.

Extensões do PortoCartoon 

O PortoCartoon prolonga-se para além do tempo em que decorre o Festival, tendo a particularidade de se “espalhar” um pouco por toda a área metropolitana do Porto. A partir de julho, em locais como o Aeroporto de Pedras Rubras (Maia), Edifício Transparente, ESAP,  cafés do centro histórico, entre muitos outros, estarão patentes extensões da 21ª edição do certame que celebra a excelência do humor mundial. Entretanto, materializando a politica de descentralização cultural do Museu Nacional da Imprensa, mantem-se patente até meados de julho uma grande exposição sobre Humor e Direitos Humanos, na Fundação Manuel António Mota (Mercado do Bom Sucesso, Porto).  Da mesma maneira, no Península, dezenas de caricaturas de Amália Rodrigues reforçam a designação do Porto como capital do humor impresso.