Monthly Archives: Janeiro 2012

PortoCartoon mostra
humor mundial em Braga
Está patente no Braga Parque, desde o dia 10 de Janeiro, a exposição do PortoCartoon-World Festival sobre “Comunicação e Tecnologias”. A mostra reúne 32 desenhos sobre o tema, nomeadamente os premiados no XIII PortoCartoon, as menções honrosas e os finalistas seleccionados pelo júri internacional do festival.

Os trabalhos em exibição são provenientes de diferentes países, entre os quais a Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irão, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Turquia. Está também patente um desenho do cartunista português António Santos, “Santiagu”.

A mostra pode ser vista no Braga Parque até 12 de Fevereiro.

2º concurso luso-brasileiro
Museu da Imprensa e INTERCOM
desafiam o humor das universidades
O Museu Nacional da Imprensa (MNI) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação-INTERCOM acabam de lançar a segunda edição do Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário.
Trata-se de um certame iniciado em 2011 e que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de idioma português, através da linguagem universal do humor, privilegiando o uso das tecnologias multimédia, designadamente a Internet.

Os concorrentes podem apresentar trabalhos até 30 de Abril, em diferentes categorias do humor gráfico: cartum, charge, caricatura e tiras cómicas.

De acordo com o regulamento, o II Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação inscritos em qualquer instituição de Ensino Superior do Brasil, de Portugal ou dos demais países de idioma português. Os desenhos devem ser obrigatoriamente enviados em suporte digital, para os seguintes endereços eletrónicos: mni@museudaimprensa.pt (Museu Nacional da Imprensa) e cartum.intercom@gmail.com (Intercom).

A iniciativa radica numa proposta do director do MNI, feita em Setembro de 2010, na Universidade de Caxias do Sul, Brasil, durante um debate sobre a importância do cartum na sociedade.

Na base desta articulação entre o museu português e a maior entidade de investigação em Comunicação da América Latina, está a experiência do PortoCartoon-World Festival e a pesquisa que se faz sobre o humor no Brasil.