Monthly Archives: Julho 2021

CTT e MUSEU da IMPRENSA CELEBRAM
Bicentenário da Liberdade de Imprensa

ConviteMNI_BicentenarioDaLiberdadeDeImprensa_EmissaoFilatelica

Com um carimbo especial do dia, a cerimónia servirá para lançar oficialmente dois selos evocativos e um bloco filatélico. Este bloco foi desenhado pelo caricaturista André Carrilho e os selos produzidos com material iconográfico do Museu.

As tiragens são, respetivamente, de 75 000 exemplares para cada selo e de 35 000 para o bloco.  As peças, de grande valor filatélico, terão circulação mundial.

Esta iniciativa integra-se na evocação que o MNI está a fazer da 1ª Lei de Liberdade de Imprensa, através de uma exposição patente desde 23 de abril.

Esta exposição tem a curadoria do diretor do museu, Luiz Humberto Marcos,  e  assenta numa perspetiva dinâmica, com a incorporação progressiva de novas peças, ao longo dos meses, até setembro.

A mostra está dividida em oito grupos temáticas, começando por diferentes marcos históricos que antecederam a primeira Lei de Imprensa portuguesa, subsequente à revolta liberal do Porto (1820) e promulgada a 12 de julho de 1821, pelo rei D. João VI.

Esta lei é o centro da mostra que termina com a Lei de Imprensa aprovada em 1975, considerada a mais livre de todas.

O Museu Nacional da Imprensa, instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto todos os dias das 14.30h-18.30h.

(Está disponibilizado abaixo vídeo do evento)

“Teorias do Nada” em cartoon
no Museu da Imprensa

07Mar_MineracaoVolframio_SCMV

O livro “Teorias do Nada”, de Jorge Braga, vai ser  lançado, do dia  10 de julho, às 17 H, no Museu Nacional da Imprensa.

Trata-se de um edição sobre cartoon e fotografia satírico -humorista.

A obra reflete algumas considerações sobre a complexidade da vida, o efémero, o duro, o precário, o mesquinho, o agressivo, o mundo  de pressão e preocupações, sem tempo para o viver.

Os desenhos percorrem temas como capitalismo e mercado, a religião, o casamento, a Covid 19, multiculturalismo, o diferentes características humanas e instituições sociais.

O  autor, artista plástico,  que se distingue por uma grande experiência profissional arquitetura, desenho, pintura, ilustração, fotografia e vídeo, e a sua atividade como cartoonista em 1988.

Alguns dos seus trabalhos foram selecionados para vários Festivais internacionais de Cartoons, designadamente o Concurso Europeu de cartoons “Desigualdades, descriminações e preconceitos” e  10º Porto Cartoon-World Festival, ambos organizados pelo Museu Nacional da  Imprensa.

Jorge Braga realizou a Instalação de Cartoons na Fábrica da Pólvora em Oeiras, Portugal e a Exposição itinerante de Cartoons com Instalação, Pintura, Vídeos (campanha contra a exploração infantil), em Roma, Siena, Florença, Pescara, Itália em 2001 e na Casa Pia, Lisboa, Portugal em 2004.

Trabalhou em Arquitetura em mais de 50 projetos, em Pintura, Fotografia e Vídeo, Ilustração entre outros dos livros escolares “Portuguesíssimo” e “Ao virar da página” da Porto Editora.

Realizou várias exposições de Arte Contemporânea em Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Irlanda, Eslovénia.

É atualmente o Presidente da Associação Cultural Ar Evento.

A obra tem a chancela das Edições Esgotadas.